Record (Portugal)

CONFLITO INSTALADO DA TROFA AO BERÇO

MAI refere presença de, pelo menos, uma claque lusa. No Name Boys junto dos hooligans croatas

- ANTES, DURANTE E DEPOIS DO JOGO PEDRO MALACÓ E BRUNO FREITAS

A onda de violência gratuita que se verificou na baixa de Guimarães, na terça-feira, prolongou-se no dia de ontem e levou o Governo a anunciar que todos os atos ilícitos vão ser remetidos para o Ministério Público por indícios da prática de crime de participaç­ão em motim. O Ministério da Administra­ção Interna (MAI) esclareceu que a PSP identifico­u 154 adeptos na sequência dos distúrbios que se verificara­m no centro da cidade Berço na noite de terça-feira, dos quais 122 são croatas, 23 portuguese­s e os restantes de outras quatro nacionalid­ades.

O MAI diz que “há indícios de que os adeptos do Hajduk organizara­m a chegada a Portugal de forma a não serem detetados pelas autoridade­s [deslocaram-se em viaturas particular­es] e contaram com o apoio de membros de claques associadas a clubes portuguese­s para deslocaçõe­s e estadia”, referindo ainda que “os incidentes foram organizado­s com elevado grau de premeditaç­ão, com participaç­ão de membros de pelo menos um grupo organizado de adeptos nacional”. Fonte policial confirmou a Record que havia elementos dos No Name Boys integrados no grupo de adeptos croatas. Aliás, foi erguida uma camisola do Benfica no sector visitante do Estádio do Vitória. E também foram vistos alguns apoiantes do Hajduk nas imediações do Estádio da Luz, à hora de almoço.

A PSP e GNR reforçaram a presença em Guimarães, mas a vigilância acrescida não evitou as alterações da ordem pública registadas na Trofa. Concretame­nte, os atos de vandalismo, alegadamen­te perpetrado­s por elementos dos Super Dragões, a principal claque do FC Porto, a veículos com matrícula croata que estavam estacionad­os no parque da estação ferroviári­a da Trofa, onde os adeptos croatas se concentrar­am antes de seguirem de comboio até Guimarães. Com receio de possíveis atos de vandalismo, o FC Porto, apurou Record, pediu à PSP um reforço de patrulhame­nto junto ao Estádio do Dragão.

*

OS DANOS PROVOCADOS NAS VIATURAS CROATAS ESTIVERAM ALEGADAMEN­TE A CARGO DE MEMBROS DOS SUPER DRAGÕES

 ?? ?? TENSÃO. Carros de matrícula croata vandalizad­os na Trofa; já no estádio até foi visível camisola do Benfica
TENSÃO. Carros de matrícula croata vandalizad­os na Trofa; já no estádio até foi visível camisola do Benfica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal