Record (Portugal)

UMA FESTA NO PAÍS DA SESTA

Favoritos... os de sempre. Real, Barça e Atlético! Estrelas? Lewandowsk­i, João Félix e Benzema!

- NUNO POMBO

Aí está ela! A sempre empolgante La Liga arranca esta noite em Pamplona, onde se defrontam Osasuna e Sevilha, prolongand­o-se até junho. Candidatos ao título há três... os de sempre! O favoritism­o surge repartido por Real Madrid, Barcelona e Atlético Madrid, embora o Sevilha continue a colocar-se em bicos de pés e a correr por fora. O ‘título do mercado’, esse, já está entregue. O Barça é o rei das contrataçõ­es, investindo como se não houvesse amanhã na tentativa de retirar o Real do trono. Xavi Hernández é um felizardo, tendo recebido luxuosas prendas. Quem? Lewandowsk­i, Raphinha, Koundé, Christense­n e Kessié... para já! O senhor que se segue deve ser Marcos Alonso, continuand­o o clube culé a sonhar com Bernardo Silva. O problema reside, no entanto, no facto de o Barcelona ter sido obrigado a vender património [direitos televisivo­s e parte da Barça Studios] para capturar os craques. Mais de 800 milhões de euros é a verba arrecadada através deste

BARCELONA É O REI DO DEFESO. O PROBLEMA É TER VENDIDO O PATRIMÓNIO PARA COMPRAR OS CRAQUES. E SE CORRE MAL?

expediente... mas ainda não é suficiente para o clube conseguir driblar o fairplay financeiro e ser autorizado a inscrever os reforços. Há de acabar por fazê-lo à custa de mais uma alavanca financeira. Lá se vai mais um anel!

“Recorremos às alavancas financeira­s para salvar o clube”, garante Joan Laporta, o presidente. “O objetivo é ganhar títulos e jogar bom futebol”, refere Xavi Hernández, que tem ainda no plantel Ter Stegen, Pedri, Ansu Fati, Dembélé e Aubameyang, entre outros. E se a ‘coisa’ não der certo? Essa é a pergunta de um milhão de euros! Muito mais discreto tem sido o Real Madrid, que ataca o bicampeona­to só com duas contrataçõ­es. De luxo também, como é seu timbre. Quem? Rüdiger e Tchouaméni. Carlo Ancelotti pode receber mais um ou outro reforço [RdT é um dos nomes mais falados] para compor o plantel do campeão de Espanha e da Europa, onde pontificam Courtois, Alaba, Casemiro, Kroos, Modric, Vinícius, Hazard, Rodrygo e Benzema, o melhor marcador da última edição do campeonato. O super bombardeir­o Lewandowsk­i vai tentar tirar-lhe a coroa, claro. A acalmia na casa merengue só é interrompi­da por uma ou outra farpa lançada ao arquirriva­l. “Se acho estranho o Barcelona ter feito tantas contrataçõ­es? No futebol já nada me surpreende...”, atira Carlo Ancelotti, um dos seis técnicos não espanhóis presentes na prova. Os outros? Diego Simeone (At. Madrid), Eduardo Coudet (Celta), Javier Aguirre (Maiorca), Manuel Pellegrini (Betis) e Gennaro Gattuso (Valencia). O Atlético Madrid está agora também mais sereno, ultrapassa­do o insistente ‘rumor Cristiano Ronaldo’. O ‘Bicho’ do Atleti também fala português e da inspiração dele depende a carreira de uma equipa cronicamen­te açaimada. É João Félix, claro, que tem muita gente de elevada craveira a acompanhá-lo. Oblak, Kondogbia, Witsel, Koke, Correa e Griezmann, entre outros. O difícil é convencer El Cholo a abdicar da ‘tração atrás’. Tudo muda na vida, até os nomes dos estádios – Cívitas Metropolit­ano (Atleti) e Spotify Camp Nou (Barça), por exemplo –, só uma coisa permanece inalterada... a emoção da La Liga!

*

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal