Record (Portugal)

A UM PASSO DA ELITE

Teresa Bonvalot parte para a última etapa de qualificaç­ão em 5.º, após ser 3.ª no Saquarema Pro

- SURF JOÃO VASCO NUNES

Teresa Bonvalot deu, ontem, um passo importante rumo à qualificaç­ão para o circuito mundial de 2023, depois de ter conquistad­o o 3º posto no Saquarema Pro, sexta e penúltima etapa do circuito Challenger Series 2022. Teresa só foi travada nas meias-finais da prova brasileira pela francesa Tessa Thyssen, num duelo resolvido nos últimos segundos a favor da francesa. Ainda assim, a portuguesa

HAVEI RECEBE NO FINAL DO MÊS A ÚLTIMA PROVA DE CIRCUITO CHALLENGER SERIES, ONDE KIKAS TAMBÉM TENTARÁ A VAGA

ascendeu à 5ª posição do ranking. Com três das cinco vagas para a elite mundial feminina do próximo ano já definidas, Teresa parte para a última etapa, que se disputa no final do mês, no Havai, a depender apenas de si para fazer história no surf feminino nacional.

Com somente nove surfistas a lutar pelas duas vagas em disputa, a norte-americana Alyssa Spencer, que venceu a etapa de Saquarema, apresenta-se como a maior ameaça para Bonvalot. Contudo, a surfista portuguesa já sabe que se chegar aos quartos-de-final irá melhorar a atual pontuação. A partir daí precisa de fazer igual ou melhor que Spencer para não permitir a ultrapassa­gem no ranking por parte da atual número 6. As restantes surfistas portuguesa­s deste circuito já não têm qualquer possibilid­ade de qualificaç­ão. No lado masculino, com sete das 10 vagas em jogo, Frederico Morais ainda sonha com o regresso ao circuito mundial. Apesar de ter caído para o 41º posto do ranking e de ir para o Havai a depender de terceiros, um triunfo em Haleiwa, onde venceu em 2019, poderá chegar para a qualificaç­ão.

*

 ?? ?? PÓDIO. Bonvalot cedeu nas meias-finais no Brasil
PÓDIO. Bonvalot cedeu nas meias-finais no Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal