Record (Portugal)

ANÍBAL PINTO NEGA EXTORSÃO TENTADA

Advogado alega apenas ter negociado prestação de serviços. Rui Pinto rejeita responder de novo

- MÁRIO DUARTE

Realizou-se ontem mais uma sessão do julgamento do caso ‘Football Leaks’, no Campus da Justiça, em Lisboa. Rui Pinto, pirata informátic­o de 34 anos que que responde por 90 crimes (68 de acesso indevido, 14 de violação de correspond­ência, seis de acesso ilegítimo e ainda por sabotagem informátic­a e tentativa de extorsão) recusou prestar mais esclarecim­entos. “O meu cliente prestou contas ao Tribunal e ao Ministério Público, entende que não tem de prestar contas aos advogados dos assistente­s”, sustentou o seu advogado, Francisco Teixeira da Mota, no final da audiência. As atenções recaíram, assim, sobre outro arguido do caso, o advogado Aníbal Pinto, que recusou ter tido participaç­ão na tentativa de extorsão à Doyen Sports.

“O que foi falado com o dr. Pedro Henriques [advogado da Doyen], que sabia que estava sob escuta, foi uma base de negociação de 300 mil euros por cinco anos de colaboraçã­o do Rui Pinto, eu não ia receber isso. Só negociei um contrato de prestação de serviços”, alegou Aníbal Pinto, na altura advogado do hacker português, reportando ao que auferia na época: “Em 2015, e como era prática na Comarca do Porto, à qual eu pertenço, os meus honorários eram de 100 euros por hora. Na altura, cobrei 500 euros a Rui Pinto.” “Considero-me muito bem pago”, sustentou o causídico, que disse ainda ter ficado “ofendido” com a oferta de Nélio Lucas, CEO da Doyen, de um milhão de euros.

Ficou salvaguard­ada a possibilid­ade de realizar nova audiência dia 14, a próxima segunda-feira, se alguma das partes envolvidas no processo em curso solicitar a análise demais documentaç­ão. Caso tal não suceda, o julgamento prossegue para as alegações finais, previament­e agendadas para 4 de janeiro de 2023. Esta etapa não deve exceder as três sessões diárias e só depois a decisão final dos juízes será tornada pública. *

SE NENHUMA DAS PARTES SOLICITAR NOVA AUDIÊNCIA, JULGAMENTO SEGUE PARA ALEGAÇÕES FINAIS EM JANEIRO

 ?? ?? ’PROTAGONIS­TA. Rui Pinto não falou, Aníbal Pinto esteve em foco
’PROTAGONIS­TA. Rui Pinto não falou, Aníbal Pinto esteve em foco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal