Record (Portugal)

“Franco Israel precisa de caráter e técnica”

O último guardião uruguaio a defender a baliza leonina espera ver o jovem triunfar

- RODOLFO RODRÍGUEZ ALEJANDRO PANFIL. BUENOS AIRES

Rodolfo Rodríguez foi o último uruguaio a defender a baliza do Sporting até à chegada de Franco Israel já na presente temporada, e não tem dúvidas em garantir que “é difícil”ser dono desse posto em Alvalade. “O Franco Israel precisa de caráter e técnica”, afirma o antigo jogador, hoje com 66 anos, numa conversa com Record, durante a qual recorda as experiênci­as vividas na temporada 1988/89. “Um novo guarda-redes precisa de caráter e técnica. Depois também necessita de treinadore­s a acompanhá-lo pois a baliza do Sporting é difícil”, reforça o sul-americano que chegou com a pesada responsabi­lidade de fazer esquecer o carismátic­o Vítor Damas: “Era uma lenda com um nome muito grande e eu cheguei para ocupar o lugar dele. A minha passagem foi boa mas, nessa altura, o clube tinha problemas políticos e económicos que depois se refletiam no plano desportivo. Não é fácil também pela exigência da massa associativ­a, e espero que o Franco Israel possa cumprir as expectativ­as do clube e dos adeptos”.

Escola do Nacional

Franco Israel destacou-se na formação do Nacional antes de rumar à Juventus, curiosamen­te o mesmo clube uruguaio onde Rodolfo se começou a destacar. No Sporting, após o domínio de Rui Patrício, o clube voltou a estabiliza­r este setor com a chegada

de Adán, e o antigo internacio­nal uruguaio não tem dúvidas de que este poderá ser o maior perigo para o camisola 12. “Pela minha experiênci­a posso dizer que nas equipas grandes há sempre guarda-redes que fazem história, e são estes que ficam marcados na memória dos adeptos dificultan­do depois a sua sucessão. No meu tempo esteve o Vítor Damas e, mais recentemen­te o Rui Patrício. Às vezes quem chega é superior tecnicamen­te mas é o outro que continua na memória”, explica.

*

 ?? ?? ADAPTAÇÃO. Franco Israel conta com o apoio de Coates e Ugarte
ADAPTAÇÃO. Franco Israel conta com o apoio de Coates e Ugarte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal