Record (Portugal)

IRANIANOS PEDEM SUSPENSÃO DOS EUA

Imagem que mostrava a bandeira do Irão sem o símbolo de Alá motiva protesto junto da FIFA

- VASCO BORGES

O Irão, de Carlos Queiroz, defronta amanhã os Estados Unidos, na derradeira jornada do Grupo B, num jogo que terá tanto de decisivo para as contas do acesso aos oitavos-de-final, como de tenso, pelo historial de conflito entre os dois países. Ontem, o ambiente já começou a ficar pesado, com a federação iraniana a pedir à FIFA a suspensão dos norte-americanos, por causa de uma fotografia. Através do Twitter, a seleção dos EUA publicou uma tabela do Grupo B que, à primeira vista, parecia inofensiva, mas que na verdade, mostrava a bandeira do Irão sem o símbolo de Alá no centro. O erro não passou despercebi­do à federação iraniana , que considerou o ato como uma ofensa à dignidade do país e avançou para uma queixa junto do Comité de Ética da FIFA, segundo revelou a agência de notícias Tasnim, ligada ao governo local. Os iranianos apontam à secção 13 do Código de Conduta da FIFA, que prevê uma suspensão de pelo menos 10 jogos para qualquer federação que “ofenda a integridad­e ou dignidade de um país”. Um castigo que, a ser implementa­do, afastaria os EUA do Mundial.

Da parte da FIFA não houve reação, mas o porta-voz dos norte-americanos, Jeff Carlisle, confirmou à ‘ESPN’ que a omissão do símbolo islâmico foi “uma forma de mostrar apoio às mulheres do Irão”. Ainda assim, horas depois, a fotografia acabou mesmo por ser retificada.

Klinsmann responde a Queiroz

Esta polémica junta-se à troca de palavras entre Jürgen Klinsmann e Carlos Queiroz, que ontem conheceu novo episódio, com o alemão a garantir que não quis colocar o trabalho do luso em causa: “Nunca critiquei o Carlos. Alguns até pensaram que estava a criticar o árbitro, por não conter a forma como o banco se estava a comportar. Todo o banco vive o jogo, o que certa forma é admirável. Estão sempre a saltar e o Carlos é um treinador muito emocional.”

*

PORTA-VOZ NORTE-AMERICANO EXPLICOU QUE A OMISSÃO FOI UMA “FORMA DE MOSTRAR APOIO ÀS MULHERES DO IRÃO”

 ?? ?? POLÉMICA. Taremi e Queiroz com a bandeira ao fundo
POLÉMICA. Taremi e Queiroz com a bandeira ao fundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal