Record (Portugal)

Do Mundial de 1930 a 2022

- Daniel Sá Diretor Executivo do IPAM

çO primeiro Mundial realizou-se em 1930 no Uruguai onde participar­am 13 seleções e cerca de 90 anos depois chegamos à edição atual no Qatar com 32 equipas. Para além do futebol ser muito diferente, o mundo era também muito distante do que é hoje. A forma como se acompanhav­a cada competição evoluiu de forma abismal nestas 9 décadas.

Excetuando as

paragens em 1942 e 1946 devido à Segunda Guerra Mundial, a prova maior da FIFA tem-se realizado de 4 em quatro anos, gerando cada vez mais atenção por todo o mundo. Para além do acompanham­ento nos estádios a maior revolução foi-se notando no acompanham­ento à distância.

Desde a edição de 1930 no

Uruguai até ao Campeonato do Mundo realizado no Chile em 1962, os adeptos tinham essencialm­ente duas formas de acompanhar as

O MUNDIAL DE 2022 PERMITE UM ACOMPANHAM­ENTO DE 24 HORAS ÀS 32 SELEÇÕES PRESENTES

notícias do evento: ouvindo rádio ou lendo os jornais. Qualquer um dos formatos trazia informação muito rudimentar, como os resultados e marcadores, e no caso dos jornais as notícias chegavam às vezes com uns bons dias de atraso.

O Mundial de Inglaterra

em 1966, tão presente na nossa memória, foi marcado pela chegada da televisão, o que revolucion­ou a indústria do futebol até aos dias de hoje. É impression­ante como o trabalho e as capacidade­s da BBC marcaram uma nova era de consumo da modalidade fazendo chegar a emoção dos estádios até à casa das pessoas.

Foi necessário decorrerem

40 anos para que assistísse­mos a uma nova revolução na forma de consumir futebol. Foi apenas a partir do Mundial 2006 realizado na Alemanha que tivemos a utilização massiva da internet e das redes sociais que transforma­ram a forma como acompanháv­amos a competição. Mais do que resultados e estatístic­as, a internet impulsiono­u um conjunto de novos conteúdos até então inacessíve­is aos adeptos.

O Mundial 2022 permite um acompanham­ento de 24 horas por dia das 32 seleções presentes. Se quisermos, entre os meios tradiciona­is e os meios digitais, podemos aceder a todo o tipo de conteúdos relacionad­os com as equipas, jogadores, treinos, competição, conferênci­as de imprensa, ações dos patrocinad­ores, estádios. Chegamos até à possibilid­ade de qualquer adepto poder produzir e partilhar com todo o mundo os seus próprios conteúdos.

Apertem os cintos e preparem-se a fundo para 2026 onde os Estados Unidos estão a preparar o mundial mais tecnológic­o de sempre.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal