Record (Portugal)

EUSTÁQUIO TRAZ ESTATUTO MUNDIAL

Diz adeus ao Qatar depois de amanhã. Experiênci­a foi curta, mas reforçou a notoriedad­e

- CURVA ASCENDENTE NO VALOR DE MERCADO NUNO BARBOSA

A tremenda evolução registada por Stephen Eustáquio esta época, na equipa portista, teve continuida­de no Qatar, ao serviço do Canadá. Dos seis mundialist­as do FC Porto, divididos por quatro diferentes seleções, o médio foi o primeiro e, até ver, único a saber que a aventura termina ao terceiro jogo, no caso, depois de amanhã, frente a Marrocos, mas isso não o impede de trazer boas sensações do Campeonato do Mundo. Nem isso, nem tão pouco a lesão na coxa esquerda que o obrigou a sair ao intervalo do jogo com a Croácia e que ainda carece de reavaliaçã­o, apesar de já ter confessado ao seu empresário, Manuel Tomás, que “está bem” e que “não é nada de muito grave”.

Depois de ter brilhado a nível continenta­l, com a camisola do FC Porto, na fase de grupos de principal competição europeia de clubes, como é a Liga dos Campeões, onde apontou dois golos e fez quatro assistênci­as, Eustáquio reforçou a sua notoriedad­e com uma excelente exibição contra a Bélgica, que mereceu

LESÃO NA COXA ESQUERDA CARECE DE REAVALIAÇíO, MAS O MÉDIO “ESTÁ BEM” E SAIU COM A CROÁCIA PARA NÃO AGRAVAR

os mais rasgados elogios da crítica, além de uma imagem viral do túnel que fez a Kevin De Bruyne, e outra menos fulgurante, mas igualmente positiva, na derrota com a Croácia, que ditou matematica­mente a impossibil­idade do Canadá chegar à fase a eliminar do Mundial. Encontrand­o-se, para já, em dúvida para o jogo de depois de amanhã, frente a Marrocos, Eustáquio dificilmen­te será titular, mesmo que apresente melhorias. Além do jogo nada contar para o futuro da seleção canadiana na prova, o jogador portista também foi substituíd­o contra a Croácia por precaução, evitando, assim, agravar o problema físico que já tinha dado sinais antes do jogo com a Bélgica. Aconteça o que acontecer nesse futuro mais próximo, certo é que a prestação individual do médio, de 25 anos, no Mundial já lhe garantirá uma valorizaçã­o no mercado de transferên­cias, mantendo a tendência que tem vindo a registar desde que chegou ao FC Porto no passado mês de janeiro, oriundo do P. Ferreira e, numa primeira fase, por empréstimo. Nessa altura, Eustáquio estava cotado pelo ‘Transferma­rkt’ em 5 milhões de euros e, de momento, na última avaliação feita, no início deste mês de novembro, antes do arranque do Mundial, atingiu os 8 milhões. A curva promete continuar a subir depois desta prestação no Qatar, onde ajudou o Canadá, entre outras coisas, a apontar o primeiro golo da história em fases finais de Mundiais. E pode não terminar aí... No regresso ao FC Porto continuará a ter o palco da Champions para brilhar, além das restantes provas internas e, numa perspetiva com prazo mais longo, sabe que o seu país voltará a estar em cena no próximo Campeonato do Mundo, em 2026, como país organizado­r, juntamente com os Estados Unidos da América e o México. No entanto, ainda antes disso, é no FC Porto que estará o seu foco. Se tudo correr conforme o previsto, já estará integrado, em treino, na próxima segunda-feira, faltando perceber se poderá constituir opção a 8 de dezembro, frente ao Chaves.

*

 ?? ??
 ?? ?? IMPACTO. Exibição de Eustáquio contra a Bélgica foi muito elogiada
IMPACTO. Exibição de Eustáquio contra a Bélgica foi muito elogiada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal