Record (Portugal)

ACADEMIA PRESTES A AVANÇAR NA MAIA

Projeto pensado para São Mamede de Infesta caiu por terra, mas já há alternativ­a pensada

- REVELAÇÃO NA ASSEMBLEIA GERAL JOSÉ MIGUEL MACHADO E NUNO BARBOSA

A construção da academia do FC Porto, um dos principais objetivos de Pinto da Costa para este mandato, vai avançar na Maia. A revelação foi feita na Assembleia Geral do clube, que se realizou ontem à noite, onde foi ainda confirmado que o projeto que estava previsto para São Mamede de Infesta caiu por terra. Os motivos, segundo apurou Record, prendem-se com o facto de os terrenos que iam ser cedidos ao FC Porto pela Câmara Municipal de Matosinhos não terem obtido o estatuto de utilidade pública, o que acabou por hipotecar a possibilid­ade.

Agora, a Câmara Municipal da Maia tem um terreno de grandes dimensões disponível e Fernando Gomes, vice-presidente do clube e administra­dor da SAD, anunciou que o arranque das obras só está dependente da conclusão do plano de pormenor que está a cargo do arquiteto Manuel Salgado, autor dos projetos do Estádio do Dragão e do pavilhão Dragão Arena. Além disso, foi ainda revelado que existe um investidor disponível para custear o projeto, ficando os dragões a pagar uma renda durante 20 anos. O objetivo é que esta decisão se torne irreversív­el durante o atual mandato da direção, ou seja, no máximo até 2024. De recordar que em julho deste ano, Pinto da Costa sublinhou que a construção de uma academia era “uma necessidad­e grande”, sem que na altura tenha falado num local em concreto. “Estamos a trabalhar afincadame­nte nele. É a obsessão da minha equipa diretiva”, referiu na altura.

Prémios ‘congelados’

Numa AG em que os pontos em discussão e votação foram todos aprovados pela larga maioria dos associados presentes, ficou ainda a saber-se que os prémios de performanc­e não foram reconhecid­os no exercício relativo à época 2021/22. Fernando Gomes avisou também que a guerra que se vive na Ucrânia vai trazer consequênc­ias muito gravosas para o equilíbrio financeiro da SAD, uma vez que os custos financeiro­s vão disparar por causa do aumento das taxas.

De resto, os resultados positivos em mais de 20 milhões de euros passaram sem votos contra e com apenas cinco abstenções. A proposta da atualizaçã­o da quota sénior para 12 euros, da júnior para 4 euros e a anuidade dos sócios correspond­entes para 30 euros também foi igualmente aceite pela maioria dos presentes, com quatro votos contra e 15 abstenções.

*

ARRANQUE DAS OBRAS DEPENDE DA CONCLUSÃO DO PLANO DE PORMENOR, A CARGO DO ARQUITETO MANUEL SALGADO

 ?? ?? CONTACTO. Pinto da Costa e Fernando Gomes respondera­m aos sócios
CONTACTO. Pinto da Costa e Fernando Gomes respondera­m aos sócios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal