Record (Portugal)

UM RELÓGIO SUÍÇO NA ROTA LUSITANA

- GONÇALO VASCONCELO­S

Depois de uma primeira parte frenética, frieza e maturidade helvética liquidaram os sérvios

Pelo terceiro Mundial seguido, a Suíça qualificou-se para os oitavos de final, onde vai, agora, encontrar Portugal. E conseguiu-o à custa da qualidade de jogo e da maturidade que revelou perante uma Sérvia muito ofensiva, mas desiquilib­rada e com pouca cabeça. A primeira parte foi frenética e começou logo com uma oportunida­de flagrante para os suíços, através de Embolo. Mas foi mesmo o ‘eterno’ Shaqiri a abrir a contagem num belo remate de pé esquerdo, após assistênci­a de Sow. Com Tadic a dirigir a orquestra e dois avançados de luxo, a Sérvia procurou sempre servi-los nas melhores condições e ambos correspond­eram ao seu estilo, dando a volta ao resultado: Mitrovic cabeceou fora do alcance de Kobel e Vlahovic disparou de pé esquerdo. Mas ainda antes do intervalo a frieza suíça veio de novo ao de cima, aproveitan­do as facilidade­s concedidas pela defesa sérvia – o lateral Widmer cruzou da direita e Embolo encostou na pequena área sem dificuldad­e. A segunda parte ficou marcada pelo golo suíço logo a abrir, num desenho ofensivo espetacula­r: Shaqiri iniciou o lance, Vargas assistiu de calcanhar e Freuler não perdoou de pé esquerdo. A permeabili­dade defensiva do adversário ficava de novo bem exposta e os suíços foram letais. Daí para a frente a Sérvia nunca mais foi a mesma e as alterações que Dragan Stojkovic fez também não ajudaram. A equipa nunca conseguiu ligar o seu jogo de modo a ser perigosa no último terço, perante uma Suíça sempre organizada e bem mais tranquila e segura na gestão da vantagem. E o quarto golo até esteve perto de acontecer por Embolo ou pelo suplente Fassnacht, este a permitir a defesa de Vanja Milinkovic-Savic. Um relógio suíço preciso, à atenção de Fernando Santos.

*

 ?? ?? CLASSE. Freuler e Shaqiri construíra­m com Vargas o 3.º golo
CLASSE. Freuler e Shaqiri construíra­m com Vargas o 3.º golo
 ?? ?? HOMEM DO JOGO
SHAQIRI marcou pelo terceiro Mundial seguido. Fez o primeiro golo de pé esquerdo e participou na bela jogada do terceiro.
HOMEM DO JOGO SHAQIRI marcou pelo terceiro Mundial seguido. Fez o primeiro golo de pé esquerdo e participou na bela jogada do terceiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal