Record (Portugal)

A ousadia do leão

Novo modelo tem silhueta ‘fastback’ e aponta ao topo do segmento C. Motorizaçã­o híbrida ou a gasolina

- PAULO RENATO SOARES

O final de 2022 foi o momento escolhido pela Peugeot para lançar no mercado uma proposta que a marca entende como pioneira no ‘portfólio’. Chama-se 408, está apontado ao topo do segmento C (familiares compactos) e só está disponível em versões a gasolina e híbridas ‘plug-in’. Num tempo de domínio dos SUV, a Peugeot acentua a tónica da ousadia ao apostar num automóvel de configuraç­ão ‘fastback’ onde o estilo surge aliado a valores familiares (no espaço a bordo) e à exclusivid­ade. O novo 408 mostra que a marca do leão continua inspirada no que ao ‘design’ diz respeito, ao mesmo tempo que mantém a estratégia da eletrifica­ção.

As linhas exteriores são apelativas, quer nos traços esculpidos, quer na sugestão de pujança e dinamismo, quer ainda em pormenores distintivo­s, como a solução para o final traseiro do tejadilho onde o ‘spoiler’ foi estilizado em duas peças que a marca chama de ‘ouvidos de gato’. O conjunto é particular­mente sedutor – a grelha dianteira pintada à cor da carroçaria reforça a personalid­ade - completado depois por interior onde o ‘i-cockpit’ representa a tecnologia incorporad­a.

Firme no objetivo de eletrifica­r toda a gama (até 2030 todos os modelos Peugeot serão 100 por cento elétricos), a marca francesa descartou o gasóleo na oferta do 408. Há uma versão a gasolina, que utiliza o bloco 1.2 Puretech de 130 cv e duas opções híbridas ‘plug-in’. Uma com 180 cv e outra de 225 cv. Ambas são servidas por aliança entre motor a gasolina e motor elétrico, garantindo autonomia em modo 100 por cento elétrico a rondar os 60 quilómetro­s. No primeiro contacto dinâmico, na região de Barcelona, houve oportunida­de para conduzir a versão mais potente, comprovand­o as aptidões do 408. Quer em termos de dinamismo e prazer de condução; quer na eficiência do sistema híbrido – apoiado por bateria de 12,4 kWh e servido pela já conhecida caixa automática EAT8. Naturalmen­te, a versão de 225 cv está no topo da gama (ver outra peça), que foi estruturad­a de forma simples. Os valores em causa para as propostas eletrifica­das estão em linha com a tecnologia aplicada. Reforçada pelo estatuto de um leão ousado e sedutor. *

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal