Record (Portugal)

A justiça do Mundial

- Gaspar Ferreira Ordem dos Psicólogos Portuguese­s

çNum jogo sem casos, Portugal conseguiu vencer o Grupo H, mesmo perdendo com a Coreia do Sul. Numa competição com muitas surpresas, a tecnologia e a inovação estão a ajudar a tomar decisões com mais rigor e objetivida­de. E este Mundial, realizado num país que criminaliz­a as relações entre pessoas do mesmo sexo, onde os direitos das mulheres são restringid­os e onde terá havido negligênci­as grosseiras na segurança dos trabalhado­res que construíra­m os estádios, será também lembrado pela evolução social. Com efeito, na quinta-feira, a francesa e luso-descendent­e Stéphanie Frappart, tornou-se na primeira mulher a arbitrar um jogo num campeonato mundial de futebol masculino (Alemanha-Costa Rica).

A evolução nas práticas sociais tem consequênc­ias individuai­s e psicológic­as. O empoderame­nto das mulheres tem um efeito potencial de modelagem, normalizan­do a afirmação do sexo feminino em lugares de poder e de tomada de decisão.

O dia 1 de dezembro ficará na história do papel da mulher na sociedade e no desporto. Importa, ainda assim, lembrar uma esmagadora maioria de homens que, diariament­e, em todo o mundo, colocam em risco a sua vida e a sua saúde para construir e manter infra-estruturas e serviços básicos de habitação, energia e transporte­s. Vencemos todos quando colocamos na ordem do dia a defesa dos direitos das mulheres e da comunidade LGBT, a par com a defesa intransige­nte da segurança física e psicológic­a de qualquer trabalhado­r. *

VENCEMOS TODOS QUANDO DEFENDEMOS OS DIREITOS DAS MULHERES E DA COMUNIDADE LGBT

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal