Record (Portugal)

Manuel Sérgio

- DO CASTELO José Pereira Presidente da ANTF

No dia 8 de fevereiro, foi apresentad­o no IPDJ, em Lisboa, o primeiro de quatro volumes da obra seleta de Manuel Sérgio, por um grupo de especialis­tas e estudiosos que se interessam por aquilo que foi dito e escrito por esta grande figura das ciências humanas em Portugal.

Bastantes são aqueles

que bebendo das suas ideias iniciaram uma nova era do treino em Portugal. Provavelme­nte, José Maria Pedroto foi dos primeiros a questionar a eloquência do pensamento deste estudioso, que mais tarde foi ouvido, especialme­nte no ISEF – agora Faculdade de Motricidad­e Humana –, por alguns daqueles que hoje estão a dirigir equipas de futebol, em Portugal e no estrangeir­o. O próprio nome do estabeleci­mento de ensino foi modificado, dada a importânci­a que os responsáve­is pela educação em Portugal quiseram reconhecer ao grande promotor da ciência para o treino desportivo.

A Ciência da Motricidad­e Humana (CMH)

é, para Manuel Sérgio e para a Sociedade Internacio­nal de Motricidad­e Humana, uma nova ciência social e humana. Para eles, a ‘educação física’, epistemoló­gica e ontologica­mente, não existe, porque não existe uma educação unicamente de físicos. No entanto, nas aulas e em conversas particular­es, já foi chamando também à CMH um “híbrido cultural”, misto de ciência, tecnologia, arte, filosofia e senso comum.

De igual modo, e de acordo com o que este autor defende há mais de 30 anos,

a própria ‘preparação física’ do desporto altamente competitiv­o não tem sentido, já que o treino se deve subordinar a um modelo de jogo, onde são trabalhado­s simultanea­mente os vários aspetos do ser humano.

Fica o legado de um génio

e de um ser humano maior, a quem o desporto, em geral, e o futebol em particular, muito devem.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal