Record (Portugal)

“A LIGA PORTUGAL SABSEG É OUTRA ADRENALINA”

A Liga desafiou o central sérvio a grelhar peixe em Matosinhos. Está mais do que adaptado

- BRUNA VALENTE* LIGA PORTUGAL

“Na Sérvia não há nada disto!” Quem o diz é Nemanja Calasan, central de 26 anos do Leixões SC, depois de ser desafiado pela equipa da Liga Portugal a grelhar peixe, no restaurant­e ‘Lusitano’, em Matosinhos. O jogador sérvio diz-se muito feliz, garante ter-se adaptado bem à cultura portuguesa (chegou ao nosso País em 2018/19, para representa­r o GD Chaves) e explica que não poderia ter sido recebido de melhor forma pelo povo de Matosinhos: “É gente muito humilde e trabalhado­ra.”

Na Sérvia não há peixe de mar, apenas de rio – mas as coisas são diferentes no Montenegro, de onde são naturais os pais do jogador, fã incondicio­nal de robalo e dourada. “Não há peixe como em Matosinhos!”, conclui. Esta época Nemanja Calasan já soma 3 golos e 2 assistênci­as e faz uma análise ao desempenho da equipa comandada por Vítor Martins. “Temos de acabar a temporada como queremos: bem classifica­dos. Para já estamos bem e temos feito bons jogos. Tivemos uma fase menos boa, mas saímos dessa situação: isso faz parte daquilo que é a época.” Quanto à dinâmica da Liga Portugal SABSEG, há várias equipas a lutarem pela subida à Liga Portugal bwin, bem como a quererem garantir a permanênci­a. No seu jeito naturalmen­te puro e genuíno, o jogador sérvio diz que “está tudo pertinho”. “Ainda recentemen­te vimos o SC Covilhã vencer o SC Farense, aqui tudo pode acontecer, acho que a Liga Portugal SABSEG é muito competitiv­a. Honestamen­te, acho que a segunda liga é mais difícil do que a primeira. Na primeira tens mais qualidade, mais jogo com bola, mas na segunda tens mais corrida e é um campeonato que exige mais de ti fisicament­e. É outra adrenalina.”

A viver o melhor momento desde que chegou a Portugal – esta época já realizou 27 partidas, quase tantas como nas quatro anteriores, repartidas entre GD Chaves e Leixões SC –, o defesa-central foi convidado a revelar qual foi o avançado mais complicado que defrontou? “Não há, não existe!”, responde com a maior boa disposição. Mas depois de pensar durante uns segundos, não hesita na resposta. “Wendel [Wendel Silva, atacante brasileiro de 22 anos que representa o FC Porto B]. Não sei se posso dizer isto, mas ele é lixado, no bom sentido! Segura bem a bola, sabe virar-se, é muito rápido, sabe pressionar a bola. Cruzámo-nos aqui no Leixões e ele é muito bom.” Quanto a referência­s na sua posição, Nemanja Calasan puxou, naturalmen­te, do seu patriotism­o: “O meu primeiro ídolo e para sempre vai ser o Nemanja Vidic. Jogou no Manchester United, era capitão da seleção da Sérvia, no campo era um monstro, muito agressivo. Vi muitos vídeos dele. É uma inspiração.”

E já que falamos da Sérvia, claro que a conversa tinha de ir parar a Novak Djokovic, provavelme­nte a maior figura da história do desporto do país de Nemanja Calasan: “Djokovic é para a Sérvia o que Cristiano Ronaldo é para Portugal. Ele representa-nos em todo o mundo. Aliás, ele é o meu desportist­a preferido. É um craque.”

“HONESTAMEN­TE, ACHO QUE A SEGUNDA LIGA É MAIS DIFÍCIL DO QUE A PRIMEIRA”, DIZ O SÉRVIO QUE IDOLATRA NEMANJA VIDIC

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal