Record (Portugal)

Argumentos reforçados

O ‘crossover’ urbano da marca coreana atualiza-se em 2023. Tem bateria mais capaz e autónoma

- PAULO RENATO SOARES

A Hyundai está a preparar nova ofensiva no capítulo da eletrifica­ção, mas enquanto não entram verdadeira­mente em ação modelos como o Ioniq 6 ou a versão 100 por cento elétrica do Kauai, o foco deste início de 2023 na atualizaçã­o do Ioniq 5. O ‘crossover’ urbano iniciou em 2021 a dinastia elétrica da marca coreana servindo-se da plataforma (E-GMP) que também é utilizada na Kia para o EV6. Neste capítulo não houve alterações para a versão de 2023, tal como não há mexidas em termos estéticos. A renovação do Ioniq 5 é, na essência, de ordem técnica. Significan­do nova bateria, que tem agora 77,4 kWh de capacidade contra os 72,6 kWh da anterior. Os reflexos desta mudança – que incluiu também otimização da temperatur­a da bateria – determinar­am aumento da autonomia, que é agora de 507 quilómetro­s (em ciclo combinado WLTP), e da potência, que passou para os 228 cv. Houve ainda atenção ao eixo traseiro, com ganhos no conforto e ‘handling’.

A eficácia da nova bateria, que usa tecnologia 800V e pode receber carga rápida em postos até 350 kW, veio refinar um automóvel que já tem lugar muito próprio na “dinastia” cada vez mais numerosa dos elétricos. O Ioniq 5 mantém exercício estético apelativo; interior espaçoso e tecnologic­amente alinhado com os novos tempos - painel de instrument­os digital e ecrã tátil (ambos com 12,3”) estão juntos em peça única, contêm toda a informação e conetivida­de – havendo ainda ‘head-up display’ projetado no vidro dianteiro.

O Ioniq 5 tem três modos distintos de condução – com reflexos naturais no consumo – e usa patilhas no volante para selecciona­r momentos de aceleração/desacelera­ção diretament­e ligados ao sistema de regeneraçã­o de energia. Sem surpresa, e a par da oferta de outras marcas, o preço continua a ser pouco convidativ­o – pelo menos se pensarmos no cliente particular.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal