Record (Portugal)

Dois pesos e duas medidas

- Gaspar Ferreira Ordem dos Psicólogos Portuguese­s

çO longilíneo Pichardo e a robusta Dongmo conquistar­am o ouro na Turquia. Corpos diferentes, a mesma excelência em modalidade­s distintas. No dia 4 de março assinala-se o Dia Mundial da Obesidade. Ainda que a obesidade seja olhada como uma doença, e por vezes prevaleça o preconceit­o em torno da pessoa obesa, coexistem fatores sociais e psicológic­os que não podem ser ignorados.

As taxas de obesidade e de perturbaçõ­es alimentare­s têm vindo a aumentar, mas hoje temos evidências de que os atletas podem estar em maior risco do que a população em geral. É assim especialme­nte entre os atletas que competem em desportos que têm uma componente estética, como a ginástica ou a patinagem, bem como nos desportos com categorias de peso, como o remo ou os desportos de combate.

Há sinais de alerta a que devemos estar atentos

(Selby, C. e Hauff, C.): o exercício em excesso, treinar depois do treino, uma excessiva preocupaçã­o com o peso, a obsessão em atingir certos números na balança, contabiliz­ar as calorias, dar desculpas para não comer, saltar refeições. Nestes casos, é importante garantir que o atleta tem o apoio dos colegas, dos pais, do treinador, do/a nutricioni­sta, e estimular ou disponibil­izar o apoio do psicólogo/a.

Pedro e Auriol estão felizes. Precisamos ajudar os atletas a mudar o foco. Em vez de se focarem no peso do seu corpo, devem pensar mais na funcionali­dade do mesmo, valorizand­o-o mais pelo que ele é capaz de fazer.*

PRECISAMOS AJUDAR OS ATLETAS A PENSAR NA FUNCIONALI­DADE DO CORPO E NÃO NO PESO

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal