Record (Portugal)

ISTO SIM É UMA LIGA A BRINCAR

Competição criada por Gerard Piqué está em cresciment­o e a registar excelentes audiências

- KINGS LEAGUE EM EXPANSÃO JOÃO SEIXAS E SÉRGIO MAGALHÃES

Já lhe chamaram a ‘liga de futebol mais louca do mundo’ ou ‘competição do Piqué’, mas o nome oficial é Kings League. Ou melhor, Kings League Infojobs, porque nestas coisas do entretenim­ento não há projeto que não tenha um patrocínio milionário. Esta é uma competição espanhola de futebol de 7, criada pela mente de Gerard Piqué, antigo jogador do Barcelona, que ao lado de uma série de figuras mediáticas do universo do Gaming e das novas tecnologia­s da comunicaçã­o, fundou uma liga vanguardis­ta que tem por base as diferenças claras para com o futebol dito tradiciona­l, com regras específica­s, vários elementos de espetáculo e, acima de tudo, muita fantasia dentro de campo. A liga foi fundada no final de 2022 e arrancou em janeiro deste ano (a época termina em março), tornando-se um verdadeiro fenómeno de popularida­de e registando já picos de audiência online de 1.3 milhões, batendo muitos jogos de La Liga.

Ironicamen­te, ou talvez não, o lançamento deste projeto coincidiu com a mediática separação de Piqué da cantora colombiana Shakira, algo que deu muito mais força à Kings League. De um momento para o outro o jogador catalão anunciou o final de carreira,

TODOS OS JOGOS DA JORNADA SÃO DISPUTADOS NO MESMO PAVILHÃO, EM BARCELONA, NAS TARDES DE DOMINGO

a nova aventura em que se ia envolver e, logo de seguida, a separação com laivos de drama de Hollywood. Isso garantiu mais atenção mediática e até... patrocinad­ores.

Depois de Shakira lançar uma música onde se ‘vinga’ do antigo companheir­o, comparando um Ferrari a um Twingo e também um Rolex a um Casio, o catalão capitalizo­u o que se ia dizendo e assinou contratos de parceria. Serve este detalhe para explicar que aqui tudo é capitaliza­do.

Quanto ao formato, resume-se aquilo que é praticado em algumas ligas sul-americanas, com um torneio de Abertura e outro de Clausura que colocam à prova as 12 equipas, que realizam 11 jogos. As primeiras 8 equipas avançam para os playoffs. Cada dia de competição, sempre aos domingos, implica seis jogos de 40 minutos cada e são disputados de forma consecutiv­a. Nesta temporada de estreia cada equipa participan­te criou o plantel depois de um ‘draft’. Foram os próprios jogadores a candidatar-se para entrar, sendo que apenas seguiram em frente os que passaram nos testes médicos e, claro está, mostraram qualidade no pavilhão.

Cada equipa selecionou dez atletas, sendo que dois lugares ficam sempre vagos para jogadores convidados, que a cada domingo são o sal e a pimenta da prova, uma vez que são grandes figuras, como são os casos de Ronaldinho Gaúcho ou Javier Saviola. *

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal