Record (Portugal)

VAR? Nem imaginam o que aí vem…

- LUÍS MIGUEL HENRIQUE RUI DIAS Daniel Sá Diretor Executivo do IPAM

NOS EUA O AFASTAMENT­O É JÁ A PREOCUPAÇíO PRINCIPAL DE TODOS OS GESTORES DESPORTIVO­S

A CHAMADA GERAÇÃO Z, QUE COMPREENDE OS JOVENS COM IDADES ENTRE OS 13 E OS 25 ANOS, TEM MOSTRADO DESINTERES­SE CRESCENTE PELA INDÚSTRIA DO DESPORTO. A SOBREVIVÊN­CIA DO NEGÓCIO ESTÁ EM RISCO

Os últimos dias têm acentuado a gritaria sobre o VAR em vários personagen­s do futebol português. Infelizmen­te, sempre que algum dos três grandes perde ou empata um jogo tem início um longo período de críticas aos árbitros, ao VAR e aos deuses do futebol por serem tão cruéis com as suas equipas.

Se eu fosse presidente de um clube português

o VAR não estaria certamente no topo das minhas prioridade­s. Ainda bem que não sou. O que me deixaria sem dormir era saber que a geração mais nova está a afastar-se significat­ivamente do consumo de desporto. A chamada Geração Z, que compreende os jovens com idades entre os 13 e os 25 anos, tem mostrado um desinteres­se

crescente por esta indústria e tenho sérias dúvidas que vá ca- nalizar o seu tempo e dinheiro no futuro para o mundo do des- porto colocando em risco a sobrevivên­cia do próprio negócio.

Em Portugal ninguém estudou ainda este fenómeno,

mas nos Estados Unidos esta é já a preocupaçã­o principal de todos os gestores desportivo­s das principais modalidade­s. A Morning Consult, empresa de consultori­a, inquiriu cerca de 1.000 jovens americanos entre os 13 e os 25 anos sobre os seus gostos e hábitos de utilização dos media, relacionam­ento com diferentes marcas e interesse em desportos para enten- der melhor o comportame­nto desta geração.

As conclusões do estudo

reve- lam um comportame­nto muito diferente das gerações mais velhas. O interesse geral da Geração Z pelo desporto é significat­ivamente mais baixo do que das gerações mais velhas. Neste inquérito descobriu-se que 33% dos jovens não assistem a eventos desportivo­s ao vivo, em comparação com 24% dos adultos americanos e 22% dos millennial­s.

Cerca de 2 em cada 5 elementos da Geração Z (38%)

disseram ter assistido a um evento desportivo profission­al na TV nos últimos quatro meses, enquanto 53% disseram ter feito o mesmo pelo menos uma vez em 2022.

Os membros da Geração Z

que assistem a desporto em direto fazem-no através de plataforma­s digitais, com 32% dos entrevista­dos a dizer que utilizam serviços de streaming, em comparação com 28% que disseram que assistem através da televisão. Quase metade dos millennial­s (48%) e adultos em geral (46%) disseram que assistem a eventos desportivo­s em direto semanalmen­te, em comparação com apenas 27% da Geração Z.

A relativa falta de interesse

da geração jovem no desporto também se reflete em quão raramente assistem aos jogos das suas equipas favoritas – se é que têm uma. Quase 2 em cada 5 membros da Geração Z (38%) disseram que não têm qualquer equipa favorita, 13 pontos percentuai­s a menos em comparação com todos os adultos.

Além disso, quase 2 em cada 5 adultos (37%)

disseram que assistem a “todos” ou “a maioria” dos jogos da sua equipa favorita em cada época, enquanto apenas 1 em cada 4 jovens da Geração Z disseram o

mesmo.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal