Record (Portugal)

SUPERTUBOS A POSTOS

Elite mundial já está em Peniche a aquecer os motores para o MEO Rip Curl Pro Portugal

- JOÃO VASCO NUNES

çAs estrelas do surf mundial já aterraram em Portugal para competir na terceira etapa do circuito mundial de 2023. É a partir de amanhã que começa o período de espera do MEO Rip Curl Pro Portugal, mas o frenesim mediático já se faz sentir em Peniche, dentro e fora de água. Enquanto alguns dos competidor­es têm aproveitad­o as boas condições que se fazem sentir em Supertubos para afinarem pranchas para a competição, outros mostraram-se otimistas para enfrentar os tubos mais famosos da Europa durante a conferênci­a de imprensa que juntou, ontem, os três surfistas portuguese­s convidados a nomes sonantes do surf mundial, como Gabriel Medina, Kanoa Igarashi, Tatiana Weston-Webb ou os líderes mundiais

Jack Robinson, do lado masculino, e Carissa Moore e Molly Picklum, que dividem o topo da hierarquia feminina. Na prova masculina Frederico Morais vai ser o único representa­nte nacional em prova. Esta é a 8º participaç­ão de Kikas em Peniche, que admite ter a ambição “de fazer história”, após ter saído do circuito no ano passado e, agora, “sem a pressão dos pontos” do seu lado. “Se há campeonato que tenho saudades é este, por poder competir em casa. Apesar de as previsões estarem sempre a mudar, acredito que vamos ser brindados com ondas boas”, frisou o surfista de 31 anos, que vai competir com o nome Bonvalot na licra, em honra da compatriot­a que esteve a seu lado na apresentaç­ão do evento penichense. Teresa, por sua vez, compete com um estatuto diferente, em virtude de ser a suplente do Tour feminino, o que lhe dá ambições no ranking. “Continuo com vontade de querer mais. Com dedicação, esforço e vontade tudo se vai alcançar”, afirmou a campeã nacional, que terá a companhia da compatriot­a Yolanda Hopkins.

Com previsões de muita ondulação para toda a janela de espera do evento, que vai até 16 de março, a confiança é muita por parte dos surfistas para um grande evento em Supertubos. A chave para as ondas de qualidade passa pela direção do evento, que, para já, parece um pouco instável. No fim de semana o vento deverá acalmar e proporcion­ar os tão aguardados tubos que dão o nome à praia do Medão.

*

 ?? ?? ESTRELAS. Craques na apresentaç­ão da prova
ESTRELAS. Craques na apresentaç­ão da prova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal