Record (Portugal)

LISBOA APADRINHA ELEIÇÃO DE GOMES

Presidente da FPF vai entrar no conselho da FIFA no evento que se realiza na capital lusa

- GONÇALO VASCONCELO­S

Lisboa vai receber, no dia 5 de abril, o 47º Congresso da UEFA e, por isso, ‘apadrinhar’ a eleição de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, para o Conselho da FIFA.

Gomes, de 71 anos, vai deixar o cargo de vice-presidente da UEFA por limite de idade, mas tem já assegurado um mandato de quatro anos em Zurique, já que a demissão de Noël Le Graët da presidênci­a da federação francesa o deixou como único elegível. A promoção do dirigente a este órgão executivo da FIFA – o denominado ‘FIFA Council’ – coincide com a candidatur­a de Portugal, juntamente com Espanha e Ucrânia, à organizaçã­o do Mundial’2030. Recorde-se que Fernando Gomes cumpriu dois mandatos de dois anos, o último até 2019, sem que se tivesse recandidat­ado em 2021, apesar de se ter mantido como membro executivo da UEFA.

No mesmo evento, vai também ser escolhido um vice-presidente da FIFA, cargo para o qual concorrem o húngaro Sándor Csányi, atual titular do cargo, frente ao finlandês Ari Lahti, enquanto Debbie Hewitt e David Martin são os candidatos a ‘vices’ da FIFA das federações britânicas.

Ceferin reeleito

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA desde 2016, concorre sozinho a novo mandato de quatro anos e depois do Congresso–

a decorrer entre as 9 e 13 horas – vai apresentar os relatórios anuais do presidente, do Comité Executivo e da Administra­ção da UEFA respeitant­es ao ano de 2021/22, assim como o relatório de contas do mesmo ano e o orçamento para a época 2023/2024.

Além do líder, serão ainda eleitos oito membros para o Comité Executivo do organismo – incluindo, pelo menos, uma mulher – para mandatos de quatro anos e um membro para um mandato de dois anos.

*

DIRIGENTE VAI FAZER PARTE DO ‘FIFA COUNCIL’, COINCIDIND­O COM A CANDIDATUR­A DE PORTUGAL AO MUNDIAL’2030

 ?? ?? CERTO. Presidente da FPF cumprirá mandato de 4 anos
CERTO. Presidente da FPF cumprirá mandato de 4 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal