Record (Portugal)

TROFÉU FAZ SONHAR PORTUGAL

Taça que será entregue ao próximo campeão do Mundo foi exibida no Estádio Nacional

- ANDRÉ ANTUNES PEREIRA

A menos de dois meses para o arranque do 9º Campeonato do Mundo de futebol feminino, Portugal recebeu a ‘visita’ do troféu que a FIFA vai entregar à seleção vencedora. Pela primeira vez, o organismo organizou uma ‘tour’ da taça pelos 32 países que estarão em prova, de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia, que serão as duas últimas paragens do périplo iniciado em fevereiro, no Japão. A tribuna presidenci­al do Estádio Nacional foi o palco escolhido para exibir, em solo português, o ‘caneco’ que todas as 32 seleções sonham poder erguer, incluindo a equipa das quinas, que fará a estreia absoluta na prova. No papel de anfitrião, Fernando Gomes disse sentir-se “orgulhoso e feliz” por receber o evento, que reuniu personalid­ades ligadas ao futebol, masculino e feminino, vários diplomatas de países que estarão em prova e também altos quadros da FIFA, organismo ao qual o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) dirigiu um “obrigado por permitir este momento tão especial”, estendendo esse agradecime­nto à embaixador­a da Austrália em Portugal, Indrawati McCormick.

“É a primeira vez que Portugal vai disputar a prova e é um grande feito para todos nós, depois do investimen­to que temos realizado no futebol feminino. Também significa muito face à intenção de melhorarmo­s cada vez mais”, acrescento­u o líder da FPF. Já a secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, vincou o “privilégio” de estar em Portugal e lembrou que este Mundial tem contornos inéditos a vários níveis.

“É a primeira vez que duas confederaç­ões diferentes [Ásia e Oceânia] organizam a prova, a primeira vez no hemisfério Sul, a primeira vez com 32 equipas. E é também a primeira vez que o troféu visita todos os continente­s”, explicou a senegalesa, perspetiva­ndo “o mais espetacula­r e diverso Mundial de sempre”. A fechar, Samoura revelou que a FIFA estima “ultrapassa­r o milhão e meio de adeptos nos estádios” nos 64 jogos da prova.

*

“SINTO-ME ORGULHOSO E FELIZ. OBRIGADO À FIFA POR PERMITIR ESTE MOMENTO TÃO ESPECIAL”, SUBLINHOU FERNANDO GOMES

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal