Record (Portugal)

“Merecemos o título mas é preciso conquistá-lo”

Treinador pede seriedade para a celebração final depois da “longa viagem” ao longo da temporada

- RAFAEL SOARES ROGER SCHMIDT

O Benfica está a um pequeno passo da conquista do campeonato nacional, mas a expressão facial e as palavras de Roger Schmidt na conferênci­a de imprensa de ontem são o espelho daquilo que o treinador das águias pensa: nada está ganho e dos méritos da equipa à celebração final vai uma longa distância. “Merecemos o título, mas isto não é por merecer que se vence. É preciso conquistar o campeonato. No fim da temporada, a equipa que está em primeiro lugar merece sempre o título”, disse.

Esta foi uma de várias respostas cautelosas a apontar para o mesmo sentido: falar em comemoraçõ­es só mesmo por volta das 20 horas. Pela frente, estará um Santa Clara despromovi­do, embora visto como perigoso, até porque vai entrar “sem pressão”. “Foi uma longa viagem até chegarmos aqui. Demonstrám­os uma boa atitude toda a temporada. Os jogadores empenharam-se e estarão motivados. A decisão acontece no campo. Queremos marcar golos e ganhar. É só nisso que estamos concentrad­os, nada mais importa”, expressou.

O Benfica até já podia ter celebrado na semana passada, mas as contas foram adiadas devido ao empate frente ao Sporting, num jogo em que as águias estiveram a perder por dois golos. Serve de lição para o duelo de hoje? Para Schmidt nem por isso, já que viu “um jogo fantástico”, num “bom dia” para os encarnados face ao desempenho na segunda parte. “Não foi uma lição, foi futebol. Foi um empate muito importante porque é diferente perder ou empatar [com o Santa Clara]”, considerou. De qualquer forma, o alemão, de 56 anos, não deixou de usar esse exemplo para o derradeiro desafio.

“Temos de estar preparados para cada jogo, começar do zero e respeitar a qualidade do adversário. Somos o Benfica e jogamos sempre para vencer. Temos de trabalhar no duro para cada ponto”, salientou, ao ser também abordado pela redução da distância para o FC Porto, que já foi de dez pontos e que agora é de dois. Nesse assunto, o técnico lembrou que essa diferença só foi possível face aos resultados do Benfica. Importa ao técnico olhar para a situação atual e ver os jogadores assumirem na hora de todas as decisões. “Houve essa diferença porque ganhámos praticamen­te todos os jogos. A temporada é uma maratona e a situação é muito clara: fizemos muitos pontos esta temporada e agora temos o último jogo para vencer”, frisou. Já um balanço da temporada terá mesmo de ficar para o final do desafio diante dos açorianos. “Não é o momento certo para fazer um resumo da temporada. Ainda estamos focados no nosso objetivo. Depois do último jogo podemos conversar sobre tudo”, esclareceu.

*

“DEMONSTRÁM­OS UMA BOA ATITUDE TODA A TEMPORADA. OS JOGADORES EMPENHARAM-SE E ESTARÃO MOTIVADOS”

 ?? ??
 ?? ?? CAUTELOSO. Alemão mostrou-se alertado e avisou que Santa Clara vai jogar sem nada a perder
CAUTELOSO. Alemão mostrou-se alertado e avisou que Santa Clara vai jogar sem nada a perder

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal