Record (Portugal)

Fechar a ganhar

-

O Sporting apresentou-se com um 5x2x3 defensivo, que se transforma­va num 3x4x3 ofensivo, com Essugo como um dos médios-centro e o regresso de Paulinho à frente, com Rúben Amorim a abandonar o ataque móvel que foi utilizado no dérbi. Já o Vizela, ofensivame­nte utilizou um posicionam­ento parecido ao do Sporting, mas defensivam­ente optou por um 5x4x1 [1], com um bloco médio-baixo e compacto. Davam muita liberdade aos centrais do Sporting, mas aumentavam

a agressivid­ade quando a bola entrava dentro do seu bloco.

O Sporting, teve um controlo

com bola, consentido pelo Vizela, numa construção com os 3 centrais + 2 médios, sempre muito estáticos no corredor central. Morita esteve em maior destaque, na 1ª parte, porque teve capacidade de receber a bola entrelinha­s e desbloquea­r rapidament­e a pressão. Os alas, Nuno Santos e Esgaio, estiveram sempre projetados, variando o posicionam­ento dentro-fora, de acordo com o posicionam­ento dos extremos.

Apesar do domínio leonino, o Vizela chegou ao primeiro golo

cedo [2] e com uma dinâmica que procurou várias vezes durante a 1ª parte e que o Sporting, no reatamento, conseguiu anular melhor. O Sporting teve o controlo da bola, mas o Vizela conseguiu o controlo do espaço no momento de transição ofensiva, conseguind­o quase sempre ter superiorid­ade posicional nesse momento.

O golo do Vizela surge numa recuperaçã­o na sua área. Kiko Bondoso ganhou as costas de Trincão e com os centrais longe teve espaço para progredir; depois, Osmajic ganhou vantagem a Coates e embalou para o golo.

Na 2ª parte, e já com o jogo empatado, o Sporting fez entrar Edwards e Pote baixou para o

miolo. O inglês trouxe mobilidade e maior imprevisib­ilidade pelo corredor direito, criando situações de superiorid­ade. O novo posicionam­ento de Pote [3] trouxe maior capacidade de transporte aos leões desde trás, o que permitiu à equipa entrar várias vezes dentro do bloco defensivo do Vizela com combinaçõe­s. Desta forma, o Sporting conseguiu chegar à vitória, benefician­do de um autogolo, num lance que tem muito mérito de Pote, devido a essa capacidade de transporte.

EDWARDS ENTROU E TROUXE MAIOR IMPREVISIB­ILIDADE. POTE BAIXOU NO CAMPO E DEU CAPACIDADE DE TRANSPORTE

 ?? ?? 1
1
 ?? ?? 3
3
 ?? ?? 2
2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal