Record (Portugal)

GANHAR SUPERA MEDO DE PERDER

Treinador e adjunto Jörn Wolf explicam as ideias que preconizam para o futebol ofensivo

- NUNO MARTINS AS REFLEXÕES DE ROGER SCHMIDT EM LIVRO

Roger Schmidt acabou de conquistar o título campeão na primeira época em Portugal, depois de passagens por Alemanha, Áustria, China e Holanda. O treinador introduziu novas ideias nas águias, mas que o acompanham há muito. Em ‘O livro de um treinador’, escrito com o adjunto Jörn-Erik Wolf, o alemão assume-se como um treinador de estilo ofensivo. O livro, que já está disponível no site da editora, www.primebooks.pt, e a que Record teve acesso, é lançado amanhã. Trata-se de uma compilação de reflexões e do dia-a-dia do tempo

PARA O TÉCNICO, O MAIOR DESAFIO DE UMA EQUIPA É SABER “DOMINAR” NAS DUAS GRANDES ÁREAS

em que os dois passaram na China, ao serviço do Beijing Guoan (2017, 2018 e 2919), pelo qual conquistar­am uma taça. Muito dessas ideias foram executadas ao serviço das águias.

Com o curso de mecânico industrial e mestrado em futebol, Schmitd confessa que não pensou em ser treinador. Mas assegura: “Haverá certamente colegas cujo primeiro pensamento é o de evitar sofrer golos. Com toda a flexibilid­ade que é necessária nesta profissão, penso ser necessário que o treinador tenha à partida a convicção própria e a clara visão de como é que a sua equipa deve jogar. E deve ter um objetivo que possa dar a conhecer à equipa, passo a passo. (...) Para mim, o desejo de ganhar foi sempre maior do que o medo de perder.”

A ideia é simples, como escreve: “Eu pretendo utilizar os 90 minutos de cada jogo para que a minha equipa seja melhor do que o adversário. Dar-lhe poucas chances de golo.” Assumindo-se ambicioso, sublinha: “Eu tenho que puxar o máximo pela minha equipa, mas também batalhar com todos os meios disponívei­s contra o adversário que quer o mesmo que eu.”

Para Schmidt, “o futebol é para ganhar”, sabendo que “é difícil marcar um golo”. Por isso, quer ter jogadores que não só saibam “preprar ou rematar para esses golos”, como elementos que os possam evitá-los. “Onde é que se passa tudo isto? Na grande área. (...) Dominar esta área, tanto na defesa como no ataque, é um dos nossos maiores desafios.” O Benfica foi a equipa da Liga com mais golos marcados e menos sofridos. O treino é essencial para o sucesso. “O jogo deverá, então, parecer mais fácil do que o treino. (...) Um treinador tem que desenvolve­r a maior probalidad­e de ganhar, providenci­ando para que a percentage­m de erros dos jogadores seja minimizada.”

*

 ?? ?? SUCESSO. Alemão foi vitoriado pelos jogadores no palco montado no Marquês e mostrou-se orgulhoso da equipa que lidera
SUCESSO. Alemão foi vitoriado pelos jogadores no palco montado no Marquês e mostrou-se orgulhoso da equipa que lidera
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal