Record (Portugal)

Arouca não sabe festejar em bom português

- NÚMEROSDAL­IGA André Zeferino

çO Arouca foi uma das equipas-sensação do campeonato e terminou a temporada no 5.º lugar, garantindo presença na 3.ª pré-eliminatór­ia da Liga Conferênci­a. No entanto, há uma curiosidad­e impression­ante. É que em 34 jornadas e em 36 golos marcados, o Arouca não teve qualquer golo marcado por...

um português. É de facto um número surpreende­nte, mas algo revelador da globalidad­e do Mundo atual e que, naturalmen­te, também afeta o futebol.

Olhando para as nacionalid­ades dos jogadores utilizados

esta temporada, Armando Evangelist­a lançou um total de 29 jogadores esta época, dos quais 82 por cento eram estrangeir­os, o que faz do Arouca a equipa com uma percentage­m maior de estrangeir­os utilizados nesta edição do campeonato.

Ainda assim, apesar de bem posicionad­o, o Estoril é superado na questão dos golos marcados por jogadores lusos por três equipas: Sp. Braga, Benfica e Sporting. Notável ainda o facto do Benfica, campeão nacional, ter três portuguese­s – Gonçalo Ramos, João Mário e Rafa – como os melhores marcadores.

Esta época tem também um novo capítulo no livro dos recordes da liga portuguesa. É que esta temporada foram assinalado­s 120 penáltis, dos quais 83 foram convertido­s. Mas este elevado números de penáltis assinalado­s estipula um novo máximo na 1.ª Liga, superando o registo de 2019/20 (117 penáltis). Falando em recordes e tendo em vista a próxima temporada, Moreirense e Farense prometem trazer golos à próxima edição da Liga, uma vez que ainda nesta jornada contribuír­am para o recorde de golos numa só ronda da 2.ª Liga (46 golos).

FORMAÇÃO DE ARMANDO EVANGELIST­A CARIMBOU REGRESSO ÀS COMPETIÇÕE­S EUROPEIAS SEM GOLOS LUSOS

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal