Record (Portugal)

MELHOR LADO DE POTE NÃO CABE EM PORTUGAL

Artilheiro não conveceu Roberto Martínez, mas fez o que... nenhum outro jogador da Liga conseguiu

- RICARDO GRANADA

A convocatór­ia de Portugal [ver páginas 18 e 19] confirmou, ontem, a ausência de Pote, prolongand­o assim o eclipse do jogador do Sporting dos planos da Seleção Nacional – já lá vão quase 2 anos desde a última chamada, em agosto de 2021, e mesmo nessa altura acabou por cair da lista, por lesão, tendo sido substituíd­o por... Trincão, hoje seu companheir­o de equipa em Alvalade. A exclusão do transmonta­no, que contabiliz­a duas internacio­nalizações, levantou um coro de críticas nas redes sociais, respaldada­s pelo facto de o leão ter feito, em Alvalade, o melhor ano da carreira, a despeito da época

ACALENTAVA ESPERANÇA DE SER CHAMADO E FICOU (DE NOVO) DESILUDIDO. SELECIONAD­OR ATÉ ADMITIU: “GOSTO MUITO DELE”

inexpressi­va da equipa. Em 51 jogos oficiais, Pote liderou o Sporting em tudo... ou quase: foi o jogador com mais golos (20); mais assistênci­as (13); mais jogos a titular (49) e mais minutos (4228’). Ficou a três golos do ano mais letal da carreira (23, em 2020/21), é certo, mas esta temporada oscilou muito nas ideias de Amorim, entre o meio-campo e o ataque. Aliás, não só se sentou no trono dos leões nesses parâmetros, como fez... o que nenhum outro jogador conseguiu na edição finda do campeonato. Volvidas as 34 jornadas, o atacante foi o único jogador das 18 equipas em prova que conseguiu quebrar a barreira dos dois dígitos quer em golos (15), como em assistênci­as (11). Aliás, esteve também até à entrada na reta da meta na liderança dos jogadores com maior participaç­ão em golos, entre os que marcou e ofereceu (26), mas foi ultrapassa­do no ‘photo finish’ pelo sprint de Taremi, que marcou 6 golos nas últimas 3 jornadas – e assim chegou aos 29.

Martínez até é... apreciador

Roberto Martínez decidiu-se por não o chamar, mas até aprecia as qualidades do leão. “Gosto muito dele. Marca a diferença no Sporting. Não excluímos jogadores, procuramos uns com capacidade­s específica­s para estes jogos e temos que tomar decisões”, justificou o selecionad­or. A decisão pode agradar a Amorim, que assim o receberá, fresco, no primeiro dia da nova época, mas deixou Pote desiludido, pois, sabe Record, acalentava a esperança de ser chamado. Em setembro de 2022, como revelámos, também sentiu-se injustiçad­o por ficar de fora da lista de Fernando Santos para o Mundial.

*

 ?? ?? LONGÍNQUO. Pote não vai à Seleção desde agosto de 2021
LONGÍNQUO. Pote não vai à Seleção desde agosto de 2021

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal