Record (Portugal)

FATAWU DECIDIDO APÓS A CAN

Ganês atuará na prova sub-23 e arrisca perder início da pré-época, antes de resolver o seu futuro

- FILIPE BALREIRA E RICARDO GRANADA

Com a época 2022/23 já oficialmen­te terminada, o plantel do Sporting partiu para férias mas, em certos casos, existem jogadores que devem ter em conta os compromiss­os internacio­nais que terão na janela que está quase aí à porta, até porque pode definir um início positivo ou não da próxima pré-temporada. Um desses casos acaba por ser o de Fatawu, o qual, sabe Record, vai ser convocado pelo Gana para a fase final da CAN sub-23, a realizar em Marrocos, e terá o aval do Sporting [não se trata de uma data FIFA] para representa­r o seu país. Todavia, tal cenário poderá levar a que o esquerdino de 19 anos falhe o arranque dos trabalhos sob a batuta de Amorim na Academia

JANELA INTERNACIO­NAL DESTE VERÃO RETIRA JOGADORES NA FASE INICIAL A RÚBEN, QUE QUER PLANTEL NO MÁXIMO EM LAGOS

– com o primeiro treino em Alcochete a 2 de julho –, uma vez que a participaç­ão na CAN poderá prolongar-se até 8 de julho, altura em que Rúben espera ter a maioria do plantel às ordens, antes de ultimar tudo para o estágio em Lagos. A verdade é que estes serão dias-chave para Fatawu, que tem sido tema de debate devido à falta de utilização desde o jogo contra o Arsenal, na Liga Europa. Porém, o futuro do ganês, que poderá até passar por um empréstimo dentro ou fora de portas em 2023/24, será definido com a estrutura de futebol e Amorim após o regresso do jovem à Academia Cristiano

Ronaldo. Nessa fase, o camisola 18 tem a garantia de que integrará a pré-época sob o olhar do técnico de 38 anos; só depois de ser observado é que se perceberá realmente se entra ou não nas contas de Rúben para a próxima campanha.

Quilómetro­s face a descanso

Amorim foi claro, no pós-Vizela, ao garantir que espera ter o maior número de internacio­nais no dia 1 de 2023/24. Todavia, o treinador sabe que alguns deles ficarão sujeitos a desgaste, mesmo desfrutand­o de um pequeno período de férias. São os casos de Morita (Japão), Gonçalo Inácio (Portugal) e Franco Israel (Uruguai) que, além de Fatawu, têm bilhete assegurado para atuarem ao serviço dos respetivos países em junho.

No caso do nipónico, Morita só terá descanso dos particular­es a partir de 20 de junho, tal como Inácio por Portugal, enquanto Franco Israel estreia-se nos eleitos de Bielsa numa janela que só termina dia 21. Ora, este trio terá cerca de uma semana para aproveitar­ascurtasfé­rias.Porsuavez, os jogadores convocávei­s para a Seleção sub-19 continuam a ser uma incógnita no planeament­o de Amorim.

*

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal