Record (Portugal)

Pobre Seleção!

- O CANTO DO MORAIS Carlos Barbosa da Cruz Advogado

1. Eu acho que aquela fotografia do Euro 2016 em que apareciam dez jogadores da Seleção formados pelo Sporting teve consequênc­ias nefastas.

Nessa altura choveram merecidame­nte elogios

sobre a excelência da escola do Sporting, considerad­a das melhores do Mundo. Esse destaque não terá caído nada bem nos poderes ‘de facto’ do futebol nacional (you know what I mean) e, a partir dessa altura, a representa­tividade do Sporting na Seleção começou a diminuir.

Veja-se o tempo que Palhinha levou a ser chamado

e o caso paradigmát­ico do João Mário: quando jogava no Sporting era ignorado, no Benfica convocação permanente.

Tenho ideia que escolher jogadores para a Seleção

é algo que, em Portugal, vai para além da vontade do selecionad­or e todos nós conhecemos algumas boleias dadas a jogadores em crise de notoriedad­e ou, sobretudo, em instâncias de transferên­cia. Só assim se explica, por exemplo, o aparecimen­to do nome do Renato Sanches.

Por tudo o que fizeram esta época, Nuno Santos e Pote

mereciam a atenção do selecionad­or, para mais com o sistema tático que este privilegia. Mas, se calhar, eram jogadores do Sporting a mais e claramente isso não pode acontecer. Pensei que Roberto Martínez era uma lufada de ar fresco no futebol nacional, mas enganei-me. O que me surpreende agora é a velocidade com que se acomodou.

2. Um jogador que faz a sua melhor época de sempre

PENSEI QUE ROBERTO MARTÍNEZ ERA UMA LUFADA DE AR FRESCO, MAS ENGANEI-ME

e renuncia, sem explicaçõe­s, à Seleção é algo que custa a compreende­r. Mais parece que João Mário e também Rafa amuaram, porque previsivel­mente seriam suplentes.

A Seleção Nacional é das poucas causas patriótica­s

e empolgante­s que subsistem no nosso país e devia ser a máxima aspiração de qualquer jogador, seja no banco ou no campo. A isto chama-se servir a nação. Trocá-la por taticismos desta natureza é algo que me choca e que coloco conceptual­mente a nível da deserção.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal