Record (Portugal)

MARCANO COM CONTAS A AJUSTAR

Perdeu a única decisão da Taça de Portugal que disputou e ficou ligado a um dos golos do Sp. Braga

- RUI SOUSA

No seu longo historial, FC Porto e Sp. Braga disputaram apenas três finais da Taça de Portugal, a última das quais na época 2015/16. Já lá vão sete anos e muita coisa mudou nas duas equipas de lá para cá. Só não mudou tudo porque há um jogador que parece ter feito questão de aguardar pela oportunida­de de dragões e guerreiros se voltarem a encontrar no Jamor para ajustar contas com o passado. É ele Iván Marcano. O espanhol é o único resistente entre os 36 jogadores que constaram da ficha desse jogo que pode repetir a presença na final da Taça, no próximo domingo. Não só a maioria esmagadora dos jogadores

das duas equipas é diferente, como os próprios treinadore­s também mudaram, uma vez que os portistas eram comandados por José Peseiro e os arsenalist­as por Paulo Fonseca. Marcano não guardou boas recordaçõe­s desse duelo. Para além de o FC Porto ter saído derrotado, o espanhol ficou ligado de forma direta ao segundo golo do Sp. Braga, após um desentendi­mento com o guarda-redes Helton. Josué aproveitou esse momento de desconcent­ração e colocou os minhotos a vencer por dois tentos de diferença. André Silva, na altura o ponta-de-lança dos dragões, bisou e levou a decisão da Taça de Portugal para o prolongame­nto e, posteriorm­ente, para os penáltis. Um esforço que se revelou inglório, dado que o Sp. Braga levou a melhor e ergueu o troféu, penalizand­o uma tarde de desacerto da defesa portista, onde a dupla de centrais formada por Marcano e Chidozie esteve em destaque pela negativa.

Protagonis­mo

Não tendo desfrutado, daí para cá, de uma oportunida­de para vingar a derrota na única final da Taça de Portugal que disputou, o espanhol subirá ao relvado do Jamor, no domingo, com a intenção de juntar mais um troféu ao seu palmarés, do qual fazem parte conquistas em Portugal, Rússia e Grécia. Se nada de anormal acontecer até ao final da semana, Marcano terá a oportunida­de de disputar o seu 41º jogo da época, o 40º como titular, o que diz bem da preponderâ­ncia que recuperou na equipa a partir de novembro, altura em que ocupou o lugar de David Carmo. Desde que voltou ao onze, o experiente central só perdeu três encontros, todos por motivos disciplina­res, mantendo sempre a concorrênc­ia à distância.

*

 ?? ??
 ?? ?? HISTÓRICO. Marcano vai ser novamente titular frente ao Sp. Braga, na final da Taça de Portugal, como em 2016
HISTÓRICO. Marcano vai ser novamente titular frente ao Sp. Braga, na final da Taça de Portugal, como em 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal