Record (Portugal)

“A SELEÇÃO FEMININA É EXEMPLO”

Diretora de comunicaçã­o e marca do BPI aborda expetativa­s para a 1.ª participaç­ão de Portugal no Mundial e a parceria com a FPF iniciada em 2018

- ANDRÉ ANTUNES PEREIRA

A parceria entre BPI e FPF, sobretudo na Seleção feminina, começou em 2018. Como tem sido fazer esta caminhada?

CONSTANÇA MACEDO - Esta ligação começou quando o futebol feminino ainda estava a nascer em Portugal. Ao fim destes anos, é um enorme orgulho ver o cresciment­o da Seleção e do futebol feminino. Além de todo este entusiasmo que existe à volta da qualificaç­ão para o Mundial.

Ⓡ Como é ver Portugal, pela primeira vez, a disputar o Mundial?

CM – O que sinto é que já ganhámos. Esta seleção já é vencedora, por ser a primeira seleção portuguesa feminina a ir a um Mundial. Já é um grande feito e o resto vem a seguir. O selecionad­or já disse

“ACREDITAMO­S NA IGUALDADE DE OPORTUNIDA­DES. TUDO O QUE SE FAÇA NESSE SENTIDO, FAZ-NOS QUERER ESTAR ENVOLVIDOS”

que tem muitos objetivos e estamos cá para apoiar e ajudar em todos os momentos. Os jogos serão logo pela manhã, mas acredito que todos os portuguese­s terão motivação para vê-los e apoiar.

Ⓡ O BPI dá também o nome ao principal campeonato nacional de futebol feminino? Como tem visto a evolução da Liga?

CM – Tem sido extraordin­ária. Hoje em dia, o nome Liga BPI é indissociá­vel para ambas as partes. Os números falam por si. Basta perceber o número de federadas e o número de equipas que estão a disputar a Liga BPI. Na altura, quando avançámos, ainda não era evidente, mas hoje sabemos que foi uma aposta de sucesso.

Ⓡ Tem-se falado cada vez mais do salto do futebol feminino para a profission­alização? Qual será o posicionam­ento do BPI?

CM – O BPI aposta e acredita muito na igualdade de oportunida­des. Tudo o que se faça nesse sentido faz-nos também querer estar envolvidos e não vejo razões para isso não acontecer.

Ⓡ Como surgiu a ideia para a nova campanha do BPI que serve de apoio à Seleção feminina?

CM – No ano passado, lançámos a campanha que dizia que ‘só o mundo pode mudar o mundo’. É nisso que acreditamo­s. O mundo está a mudar e em muitas formas. Há muitas coisas a acontecer e é muito importante que as marcas e as pessoas deem visibilida­de a isso. Quando Portugal garantiu esta qualificaç­ão, houve imediatame­nte a vontade de fazer uma campanha de apoio, de pegar e dar visibilida­de a este enorme exemplo que é a Seleção feminina. Ela prova, de facto, que o mundo já está a mudar o mundo.

Ⓡ Tem alguma jogadora preferida no lote que vai ao Mundial?

CM – Prefiro não referir [risos]. Muitas delas fizeram parte desta nova campanha e foi fascinante ver o entusiasmo e a forma como se envolveram com a história e a campanha. Como disse Francisco Neto, esta campanha é a história de muitas jogadoras e notou-se uma enorme empatia.

Ⓡ Que mensagem gostava de deixar às Navegadora­s?

CM – Parabéns, já são umas campeãs!

*

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal