Record (Portugal)

“Ida à Europa parece quase um toque divino”

Presidente da SAD realça presença da equipa de sub-19 dos minhotos na Youth League

- DIOGO MATOS

ç27 de maio de 2023, eis a data que ficará para sempre na memória dos adeptos do Famalicão. Depois de os sub-19 terem conquistad­o o campeonato nacional durante a manhã, a equipa feminina não quis ficar atrás e, em pleno Jamor, ergueu a Taça de Portugal. A união entre SAD, que entrou em ação em 2018, e clube parece assim estar mais forte do que nunca, sendo que o futuro parece risonho para os minhotos.

Uma das grandes novidades para 2023/24 será a presença dos juniores na Youth League, num cenário que o presidente da SAD, Miguel Ribeiro, encara com especial entusiasmo. “O Famalicão está licenciado para as competiçõe­s europeias desde sempre e vamos jogar a Youth League no Estádio Municipal. É um prestígio muito grande começarmos a caminhada europeia do Famalicão pelos jovens porque isto assinala o nosso futuro. Não deixa de ser curioso que a ambição de competirmo­s internacio­nalmente tenha o seu pontapé de saída na formação, isto tendo em conta que somos um clube que tanto aposta aí. Esta ida à Europa parece quase um toque divino, mas aconteceu e espero que a nossa presença europeia dure muitos anos”, vincou o dirigente, que foi perentório quando questionad­o sobre a possibilid­ade de alguns destes jovens fazerem parte do plantel sénior na próxima temporada: “É a minha expectativ­a, nós formamos para a equipa A. É importante sermos campeões nacionais de sub-19 porque é um marco, mas mais importante é prepararmo­s jogadores para a equipa A. É aí que estamos a investir: ter boas equipas de sub-17, sub-19 e sub-23 que possam ser a antecâmara da equipa A.”

De resto, o líder da SAD destacou os exemplos de Gustavo Sá e Pablo, dupla que, mesmo tendo idade de júnior, está completame­nte integrada nas opções do treinador João Pedro Sousa. “O nosso modelo passa por acreditarm­os em jovens, melhorá-los e fazê-los jogar”, rematou.

*

“SERMOS CAMPEÕES NACIONAIS É UM MARCO, MAS MAIS IMPORTANTE É PREPARARMO­S JOGADORES PARA A EQUIPA A”

 ?? ?? COMUNHÃO. Equipas feminina e de sub-19 do Famalicão festejaram juntas as respetivas conquistas com os adeptos
COMUNHÃO. Equipas feminina e de sub-19 do Famalicão festejaram juntas as respetivas conquistas com os adeptos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal