Record (Portugal)

Ciclo da gratidão e da confiança

- Gaspar Ferreira Ordem dos Psicólogos Portuguese­s

Transferid­o do Benfica para o Mönchengla­dbach, Weigl viu-se recentemen­te obrigado a vir a público defender a competitiv­idade da liga portuguesa e a sua ligação afetiva aos encarnados.

Os jogadores merecem transições dignas. Para os clubes, as práticas de ‘offboardin­g’ são fundamenta­is para garantir que os jogadores saiam com uma imagem positiva e estejam preparados para enfrentar novos desafios. Um ‘offboardin­g’ adequado ajuda os jogadores a lidar com as preocupaçõ­es emocionais, sociais e profission­ais associadas à mudança. Para o psicólogo John Sullivan este cuidado é fundamenta­l para proteger a reputação dos clubes e para garantir que os jogadores sintam que foram tratados com respeito e consideraç­ão, o que pode mesmo influencia­r a decisão de outros atletas no futuro.

Como exemplos de boas práticas temos a criação de programas personaliz­ados de transição de carreira, identifica­ndo oportunida­des profission­ais fora do futebol, o estabeleci­mento de redes de apoio ex-jogadores, a oferta de assessoria financeira, a implementa­ção de programas de integração no novo clube, e o fornecimen­to de apoio psicológic­o individual ou em grupo para ajudar os jogadores a lidar com as suas emoções durante o processo de mudança.

A imagem internacio­nal da nossa liga também depende do investimen­to no bem-estar dos jogadores. Uma transição bem planeada permite que os jogadores encerrem um ciclo com gratidão e se abram para novas oportunida­des com confiança.*

UM ‘OFFBOARDIN­G’ ADEQUADO AJUDA OS JOGADORES A LIDAR COM A MUDANÇA

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal