Record (Portugal)

O FUTEBOL JÁ GANHA UM NOVO RITMO

É a andar que se fazem os novos campeões de atividade física. Festa é este fim de semana

- MÁRIO DUARTE

çSem pressas, a passo, com técnica e estratégia. Com a experiênci­a acumulada pelos anos. É desta forma que se vai fazer este fim de semana a Festa Nacional de um novo segmento do futebol, quatro meses depois de um desafio lançado pela FPF às associaçõe­s do qual nasceu um novo projeto: o Walking Football. O propósito desta variante não incide tanto na vertente competitiv­a, mas incide sobretudo na atividade física, combate ao sedentaris­mo e incentivo da integração, interação e convívio entre os intervenie­ntes. Inserido no quadro estratégic­o da FPF de promover a prática desportiva em todas as idades, o futebol a

TORNEIO NA CIDADE DO FUTEBOL TERÁ PARTICIPAÇ­ÃO DE EQUIPAS DAS 22 ASSOCIAÇÕE­S, ASSIM COMO DA FPF E DO SINDICATO

andar permite aos indivíduos de ambos sexos a partir dos 50 anos manterem-se ativos e jogarem sem a exigência física e atlética das variantes de futebol mais tradiciona­is.

Lançado o desafio em março, as 22 associaçõe­s promoveram encontros regionais e de cada um deles saiu uma equipa qualificad­a para o torneio final que se disputa sábado e domingo na Cidade do Futebol. Tendo a FPF e o Sindicato dos Jogadores criado as suas equipas e decidido também participar no evento, o primeiro encontro de âmbito nacional ao nível de Walking Football será disputado por 24 equipas, divididas em seis grupos de quatro conjuntos.

O Walking Football nasceu em Inglaterra, em 2011, estando em fase de plena implementa­ção e desenvolvi­mento em Portugal, sendo este o primeiro torneio interassoc­iativo da variante. Além de não serem permitidas corridas, também estão interditos saltos, rasteiras, carrinhos, obstruções, qualquer tipo de contacto físico, pelo que técnica, visão de jogo, velocidade na exe

cução, posicionam­ento e estratégia são argumentos de peso para ter um desempenho mais favorável nesta variante do futebol destinada ao público sénior. A finalidade do torneio, é vincado pela organizaçã­o a cargo da FPF, não se esgota na vertente competitiv­a, a vitória passa, logo à partida, pela participaç­ão e atividade desportiva além dos 50 anos. Serão encontrado­s, assim, campeões, mas de prática desportiva. A vitória será o combate ao sedentaris­mo e depressão, preservand­o os índices de saúde física e mental.

*

 ?? ?? EM AÇÃO. Edite Fernandes trava duelo com Oceano
EM AÇÃO. Edite Fernandes trava duelo com Oceano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal