Record (Portugal)

CARRAZEDEN­SE TEM SUB-19 PROFISSION­AIS

Líder do clube revela que são 14 jogadores nesta situação. Recebem o ordenado mínimo

- AF BRAGANÇA SUSANA MADUREIRA

O escândalo Bsports, academia investigad­a por alegado tráfico de jogadores, veio trazer à luz do dia a discussão em torno dos estrangeir­os que vêm parar ao futebol europeu e, neste caso, a Portugal. Fala-se de um modelo de negócio que, pelo que consta, todos ganham menos os jogadores. Mas será assim tão linear? Em Trás-os-Montes, o Forte Carrazeden­se, clube filiado da Associação de Futebol de Bragança desde 2022, contou, na última época, com 14 jogadores estrangeir­os

profission­ais no plantel sub-19, equipa que terminou o campeonato distrital do referido escalão no segundo lugar. Paulo César, ex-jogador de futebol, com passagem pelo Benfica B, é o responsáve­l do clube transmonta­no e garante que não há qualquer ilegalidad­e quanto à situação dos atletas em Portugal. “Somos obrigados a fazer contratos profission­ais com os jogadores estrangeir­os e há um controlo por parte do SEF”, assegurou o empresário a Record. O dirigente ítalo-brasileiro explica que há jogadores que chegam ao clube para uma fase experiment­al “de 30 a 40 dias” e que nesse período são os próprios a assumir as despesas de alimentaçã­o e estadia. Se um jogador revelar qualidade e correspond­er ao que é pretendido pelo clube é contratado. A partir daí, o grau de investimen­to no jogador depende do seu nível. “Se for realmente um talento nós assumimos todas as despesas. Depois, há aqueles casos em que chegámos a um acordo com o empresário do atleta em questão e, por exemplo, nós pagamos o ordenado e o empresário a estadia e alimentaçã­o”, explicou. Paulo César adiantou que aos 14 jogadores inscritos como profission­ais é lhes pago “um ordenado mínimo”.

No total, segundo o responsáve­l do Forte Carrazeden­se, o clube teve uma despesa de cerca de 100 mil euros com os atletas na última temporada. Um valor assegurado por “patrocínio­s, e investidor­es”, sendo que Paulo César admite também contribuir se for necessário.

*

 ?? ?? JÚNIOR. Brasileiro Igor Biasi é o capitão de equipa
JÚNIOR. Brasileiro Igor Biasi é o capitão de equipa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal