“SONHO DEVOLVER O CD NACIONAL À LIGA PORTUGAL BETCLIC”
Alentejano apaixonou-se pelo emblema madeirense e regressou do Chipre sem pensar duas vezes. Depois de uma época aquém das expectativas, diz que a equipa mudou o ‘chip’ e destaca o papel do treinador Tiago Margarido
João Aurélio é, incontornavelmente, um nome histórico do CD Nacional. Natural de Beja, fez grande parte da formação em clubes da terra que o viu nascer, terminando no Vitória SC. Depois de uma passagem pelo Penalva do Castelo, chegou aos madeirenses onde cumpriu oito temporadas de sucesso, com a histórica presença na Fase de Grupos da Liga Europa em 2009-10. Voltou a Guimarães em 2016-17, passou pelo FC Moreirense e contou com uma experiência no Chipre, ao serviço do Pafos FC, antes de, na temporada passada, regressar ao clube onde foi mais feliz e, aos 35 anos, ainda com sonhos por cumprir. “Sonhos tenho desde criança e, mesmo com 35 anos, continuo a tê-los. Mas o maior é meter este clube onde o conheci e onde me fez crescer. Sei que sou uma referência para muita gente aqui, deram-me a mão e foi com o propósito de fazer o clube regressar à Liga Portugal Betclic que vim para cá”, assume o lateral-direito, revelando que o convite para retornar foi aceite de imediato. “Foi muito simples. As pessoas do clube sempre me trataram bem. Perguntaram-me se estava disponível para vir ajudar o clube e eu, de pronto, disse que sim. Era uma questão de timing: eu estava interessado em voltar porque também queria acabar aqui a carreira, e depois foi também o querer das pessoas, que tinham vontade de me ver regressar. No fundo, foi juntar o útil ao agradável”, disse. Na segunda temporada desta nova vida no CD Nacional, João Aurélio assume que a época anterior “não foi bem como esperava”, mas assegura que a equipa “mudou o chip” nesta edição da Liga Portugal SABSEG, enaltecendo o papel determinante do treinador Tiago Margarido. “Tem sido fundamental para o crescimento dos jogadores, a confiança sobressaiu e identificamo-nos muito com as suas ideias. Temos jogadores que na época passada estavam muito aquém do que podiam dar e agora estão a fazer uma temporada fantástica. Implementou uma ideia na equipa e transmitiu muita confiança a todos”, revela.
Com 283 jogos na Liga Portugal Betclic, João Aurélio é o terceiro jogador em atividade com mais encontros no principal escalão do Futebol Português, atrás de Pizzi e Rui Patrício. Agora, vive a primeira experiência na Liga Portugal SABSEG, destacando a competitividade da prova. “A Liga Portugal SABSEG é mais equilibrada. Vês facilmente o primeiro classificado a perder pontos em jogos contra último. Todos os encontros são muito competitivos”, assegura o histórico lateral do CD Nacional.
À entrada da jornada 11, os madeirenses ocupam o segundo lugar da tabela classificativa, com 20 pontos, tendo pela frente, já este domingo, um duelo complicado no reduto do AVS, líder da prova. “Será um jogo muito difícil. O AVS tem individualidades muito fortes, um investimento para subida de divisão”, diz João Aurélio, reforçando, ainda assim, a confiança dos insulares. “Estamos a aproveitar a fase em que estamos e a confiança que temos, vamos lá para ir buscar os três pontos, sabendo que será um embate muito complicado, frente a bons jogadores e a um bom treinador”, remata o capitão do conjunto da Madeira.
*
“TODOS OS ENCONTROS NA LIGA PORTUGAL SABSEG SÃO MUITO COMPETITIVOS”