Record (Portugal)

LEÃO DE CARA LAVADA UM ANO APÓS A CRISE

Vitória hoje em Chaves permite ao Sporting fechar 1.ª volta com mais 11 pontos do que em 2022/23

- REDENÇÃO TOTAL FILIPE BALREIRA E VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

O Sporting surge hoje em Chaves como líder isolado do campeonato e, além de se apresentar com a pontaria bem afinada, tentará mostrar que está mesmo de cara lavada em relação à época anterior, como aliás Rúben Amorim constatou ontem em conferênci­a de imprensa. E o panorama, na verdade, não podia ser mais distinto do que era há um ano, quando já estavam perdidos ou seriamente comprometi­dos quase todos os objetivos da temporada, com exceção da Taça da Liga, cuja final foi jogada no final de janeiro (derrota com o FC Porto).

Ora, nesta altura, o Sporting não só continua a lutar em todas as frentes, incluindo mais uma vez a presença na final four da Allianz Cup, como segue no comando da Liga, posição que vai procurar manter em Chaves, na viragem para a 2.ª volta. E é precisamen­te neste ponto que melhor se pode perceber a dimensão da mudança em Alvalade, ao cabo de apenas 12 meses: se vencer esta tarde no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, o Sporting somará 43 pontos em 17 jornadas, qualquer coisa como mais 11 pontos do que em igual período de 2022/23. Nada que faça Amorim tirar os pés do chão, ainda assim, tanto porque ainda falta metade do caminho como este possível registo nem sequer é o melhor do consulado do treinador. Embora por escassa diferença, os 43 pontos que a equipa vai lutar por atingir em Chaves são até... o pior pecúlio do consulado do técnico depois dos magros 32 pontos de há um ano. Mas, diga-se, 2022/23 foi mesmo a exceção que confirma a regra das boas primeiras metades de campeonato para o Sporting de Amorim.

Na sua primeira estação completa em Alvalade, que haveria de resultar na conquista da Liga, em 2020/21, o Sporting fez 45 pontos nas primeiras 17 jornadas, terminando esta fase inaugural sem derrotas (e com 3 empates). E em 2021/22, a despeito de ter falhado a renovação do título, concluiu a 1.ª volta com 44 pontos. Agora poderá alcançar os 43, mas igualando, curiosamen­te, o seu máximo de vitórias (14) nesta metade inicial do campeonato. A confirmar... ou desmentir hoje para lá do Marão, onde os leões venceram por 3-2 na última visita.

MELHOR REGISTO DA ERA AMORIM REMONTA À ÉPOCA DO TÍTULO (2020/21), COM 45 PONTOS EM 17 JORNADAS

O peso nas contas

O palco do jogo, justamente, é um dos fatores que tem vindo a revelar maior peso no comportame­nto do Sporting nesta Liga. Enquanto nas partidas em casa, o saldo é inteiramen­te favorável, com 9 vitórias noutros tantos desafios, fora de casa o balanço inclui já dois desaires (Benfica e V. Guimarães) e uma igualdade (Sp. Braga), o que faz com que, dos atuais 40 pontos, apenas 13 tenham sido conseguido­s na condição de visitante.Contas para rever hoje.

*

 ?? ?? DECISIVO. Sporting venceu por 3-2 na última visita a Chaves, com bis de Pote
DECISIVO. Sporting venceu por 3-2 na última visita a Chaves, com bis de Pote
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal