Record (Portugal)

JOÃO NEVES CONTINUA A VALORIZAR

Médio é um dos jogadores mais cobiçados do plantel e um dos jovens melhor cotados na Europa

- NUNO MIGUEL FERREIRA

O médio João Neves surge na segunda posição da avaliação inicial do Golden Boy, prémio que distingue o melhor jogador sub-21 a atuar em clubes europeus. O internacio­nal português, de 19 anos, apresenta um rating de 91,2 sendo superado apenas por Lamine Yamal (91,9), avançado do Barcelona de apenas 16 anos. O argentino Alejandro Garnacho (Man. United) fecha o pódio, com 90 de rating. Esta pontuação baseia-se no desempenho dos jovens craques desde outubro de 2023, sendo elegíveis os nascidos a partir de 2004, inclusive. Além disso têm que representa­r uma equipa inserida

PRÉMIO DISTINGUE MELHORES JOGADORES SUB-21, COM O PORTUGUÊS A PERSEGUIR LAMINE YAMAL (BARCELONA)

numa das 25 melhores ligas a nível mundial. A avaliação leva em consideraç­ão variáveis como o tempo de jogo, desempenho e performanc­es nos respetivos clubes e seleções nacionais. Ora, em 2023/24 o médio dos encarnados afirmou-se de vez como titular indiscutív­el no Benfica sendo o 5º mais utilizado do plantel com 3.858 minutos. Apesar de o rendimento coletivo estar algo aquém do esperado – sobretudo nas competiçõe­s nacionais, excepto a Supertaça –, João Neves tem rubricado exibições categórica­s como atestam as 5 distinções como médio do mês do campeonato. Tendo contrato válido até 2028, o médio tem uma cláusula de rescisão elevada (120 milhões de euros) e é um dos jogadores na mira de vários tubarões europeus. De Inglaterra têm chegado ecos do interesse de emblemas como Arsenal, Liverpool, Manchester City e Manchester United. Os olheiros enviados pelos britânicos para tirar notas nos jogos dos encarnados ficaram bem impression­ados com o camisola 87 das águias pelo que a transferên­cia no verão é um cenário cada vez mais provável. Aliás, na recente entrevista que concedeu, Luís Mendes (vice-presidente do clube e administra­dor da SAD) assumiu que “qualquer SAD está obrigada a vender jogadores”. “Se formos verificar, 90% a 95% dos clubes europeus vendem jogadores, todos eles necessitam de o fazer para equilibrar as contas”, explicou o dirigente, abrindo assim a porta a saídas no final da temporada. E João Neves é, sem dúvida, um dos elementos do plantel das águias com maior exposição no mercado, acompanhad­o pelo central António Silva.

Imitar Sanches e Félix

Atribuído desde 2003, o Golden Boy já foi conquistad­o por dois portuguese­s que, curiosamen­te, deixaram a Luz no ano em que foram distinguid­os. O primeiro foi Renato Sanches, que venceu em 2016, quando deu o salto para o Bayern Munique. Três anos depois foi a vez de João Félix levar o galardão para casa, em Madrid, pois transferiu-se para o Atlético. Agora, João Neves está na corrida pela sucessão de Jude Bellingham e os encarnados esfregam as mãos pois é mais um fator de valorizaçã­o do jovem.

*

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? INFLUENTE. João Neves é uma peça fundamenta­l na Luz e um dos nomes mais falados no mercado
INFLUENTE. João Neves é uma peça fundamenta­l na Luz e um dos nomes mais falados no mercado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal