Record (Portugal)

PROSPEÇÃO TRANSITA PARA RUI PEDRO BRAZ

Chief scout ruma ao Nottingham Forest, provocando terceira baixa no departamen­to

- APÓS SAÍDA DE PEDRO FERREIRA NUNO MARTINS E VALTER MARQUES

Rui Pedro Braz vai assumir a liderança da prospeção, após a saída do ‘chief scout’, Pedro Ferreira, no final da temporada, para o Nottingham Forest. A solução para o cargo está dentro de casa.

A saída de Pedro Ferreira, de 41 anos, é a terceira baixa no referido departamen­to. Tomás Amaral despediu-se no final de 2023, para assumir o cargo de diretor-desportivo do Spartak de Moscovo.

ANTIGO ADJUNTO DOS SUB-11 DEIXA O CLUBE DA LUZ 17 ANOS APÓS TER CHEGADO AO SEIXAL. SUBSTITUTO ESTÁ EM CASA

Poucas semanas depois, foi Joaquim Pinto quem rumou ao mesmo clube russo, para liderar a prospeção.

Agora é o ‘chief scout’ quem se prepara para mudar de ares, terminando uma ligação que evidencia já algum desgaste. Pedro Ferreira chegou ao Benfica em julho de 2007, como treinador adjunto dos sub-11. Dois anos depois, passou para a prospeção, numa primeira fase da formação. Nessa qualidade, esteve ligado às contrataçõ­es de vários talentos, o principal dos quais João Félix, quando o avançado estava no Padroense, onde cumpriu o último ano de ligação aos dragões. Licenciado em ciências do desporto pela Faculdade de Motricidad­e Humana, Pedro Ferreira deu o salto para o futebol profission­al no verão de 2018, após a saída de José Boto. No ano seguinte, foi nomeado ‘chief scout’ por Luís Filipe Vieira. Um dos objetivos foi a criação da chamada “equipa sombra”, com vários jogadores por posição. Quase 17 anos depois, está de saída do clube, iniciando novo ciclo na carreira.

Funções ajustadas

Braz entrou no Benfica em 2021, como diretor-geral para o futebol, ocupando um cargo que havia pertencido a Tiago Pinto até

ao início desse ano, antes de rumar à Roma. Com a renúncia de Luís Filipe Vieira à presidênci­a e ascensão de Rui Costa, o antigo comentador passou a acumalar essas funções com as de diretor-desportivo.

Mais tarde, Lourenço Pereira Coelho entrou para a administra­ção da SAD, assumindo a liderança do futebol. As funções de Braz foram então ajustadas, passando a ser diretor-desportivo a tempo inteiro, envolvendo-se nas negociaçõe­s de jogadores, nomeadamen­te contrataçõ­es.

*

 ?? ?? SOLUÇÃO. Braz vai liderar departamen­to de scout
SOLUÇÃO. Braz vai liderar departamen­to de scout

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal