Record (Portugal)

ABDICAR DO SONHO PARA SER SOLIDÁRIO

Três remadores falham prova de apuramento olímpico para ajudar vítimas das cheias

- BRASIL FÁBIO LIMA

Se há histórias que merecem ser contadas esta é sem dúvida uma delas, até porque os Jogos Olímpicos são o sonho de qualquer desportist­a. Mas por estes dias no Brasil outros valores mais altos se levantam. Com a região de Rio Grande do Sul a viver um momento dramático por conta da cheias que afetam aquela zona do país, três remadores com hipóteses de se qualificar­em para os Jogos Olímpicos de Paris’2024 decidiram abdicar da presença no Pré-Olímpico (na prova de apuramento) para ajudar no resgate de famílias e animais ao lado de voluntário­s

ALEF FONTOURA, EVALDO BECKER E DANIEL LIMA SÃO OS HERÓIS DE UMA HISTÓRIA QUE DEVE SER CONTADA

no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Os atletas em causa são Alef Fontoura (Pinheiros), Evaldo Becker (Flamengo) e Daniel Lima (GNU), que tinham presença na competição que ocorre de 19 a 21 de maio, em Lucerna, na Suíça.

À CBN, Evaldo Becker assumiu a dificuldad­e da decisão, mas deixa claro que não podia ser de outra forma. “Foi uma decisão muito difícil. É o sonho de todos os atletas, treinamos toda a vida para chegar a esse momento. Mas na situação em que o nosso estado está, com amigos e familiares que perderam tudo e estão em abrigos, ainda à espera que a água baixe... O nosso coração está aqui, o nosso barco, o nossos amigos e familiares. Estamos a viver numa situação de guerra. Iríamos para Suíça, dia 14, disputar o Pré-Olímpico, mas optámos por não ir. Vamos ficar aqui a ajudar e a reconstrui­r tudo o que a água levou”, disse. Os remadores têm apelado a quem possa disponibil­izar barcos para ajudar no resgate.

*

 ?? ??
 ?? ?? SOCORRO. Evaldo Becker e Piedro Tuchtenhag­en ajudam
SOCORRO. Evaldo Becker e Piedro Tuchtenhag­en ajudam

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal