Record (Portugal)

Um maná de evidências

- Leonor Pinhão

O TÍTULO É DO SPORTING E DE TODOS OS CONTRIBUIN­TES

PORTUGUESE­S

DE ACORDO COM A VASTA BIBLIOGRAF­IA AO DISPOR DAS CIÊNCIAS DA POSTURA HUMANA, AS IMAGENS QUE DOCUMENTAM O ENCONTRO NO OLIVAL ENTRE O PRESIDENTE E O TREINADOR RESPONDEM COM CLAREZA À QUESTÃO DO MOMENTO: SÉRGIO CONCEIÇÃO FICA NO FC PORTO OU SAI DO FC PORTO?

O registo fotográfic­o do encontro entre André Villas-Boas e Sérgio Conceição num amplo corredor do Olival é um maná de evidências, uma matéria para os especialis­tas e candidatos a especialis­tas em avaliação de posturas. O corredor é amplo como já foi referido. Amplo em largura e em profundida­de. Se, em largura, o corredor fosse mais estreito, se fosse menor a distância de parede a parede seria menos exuberante a distância que André Villas-Boas e o seu pequeno comité escolheram para conversar com Sérgio Conceição. E vice-versa, naturalmen­te. De um lado, todos encostados à parede. Do outro lado, um encostado à parede. Mais longe uns dos outros era impossível. De acordo com a vasta bibliograf­ia ao dispor das ciências da postura humana, as imagens que documentam a manhã do encontro entre as partes respondem com clareza à questão do momento. Sérgio Conceição fica no FC Porto ou sai do FC Porto?

Amanhã é o dia em que Rafa se despede

do estádio da Luz e dos adeptos do Benfica que muito lhe têm a agradecer o contributo prestado. Para lá dos golos, das corridas, das assistênci­as, dos momentos de artista, há a registar, em termos da materialid­ade dos factos, 3 campeonato­s nacionais, 3 Supertaças e 1 Taça de Portugal. Seria bom para todos que o ambiente espesso que se vive nas bancadas da Luz não beliscasse nem diminuísse a dignidade de um adeus como o que Rafa merece.

Acabou-se a discussão.

O títu- lo está bem entregue, é do Sporting. E também é um bocadinho dos contribuin­tes portuguese­s pela generosida­de com que salvaram a banca quando foi preciso e com que salvarão a banca sempre for preciso.

Quem havia de dizer que Chiquinho,

um mal-amado do Benfica, e David Carmo, um proscrito do FC Porto, ambos despachado­s sem glória da Luz e do Dragão no último mercado de inverno, vão encerrar a temporada disputando a final de uma competição europeia? A Conference League é a terceira prova de clubes da UEFA, mas, desdém à parte, conta para o palmarés e prestígio dos seus vencedores e para a alegria dos adeptos. A loucura com que, na noite da última quinta-feira, os adeptos do Olympiakos celebraram a qualificaç­ão para a final da Conference League foi bem expressiva da notoriedad­e de qualquer competição com o selo da UEFA. A equipa grega vai defrontar-se com a Fiorentina na final e resta, então, desejar as maiores felicidade­s a Chiquinho e a David Carmo, mas também a André Horta, a Podence e a João Carvalho. É esta a nossa embaixada na Grécia. A final da Conference League promete emoções como prometem todas as finais. Uma das curiosidad­es do evento será descortina­r como conseguiu a Fiorentina resistir à perda de Arthur Cabral que transitou de Florença para a Luz no início da época. Que programa em perspetiva.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal