Record (Portugal)

Conexão lusa em cresciment­o

-

A conexão do clube a Portugal tem se solidifica­do na última década e, esta temporada, atingiu um novo pico. São sete os representa­ntes, que fazem do Olympiacos um dos clube estrangeir­os com mais portuguese­s. Na defesa estão Rúben Vezo e David Carmo (entretanto, internacio­nal por Angola), no meio-campo João Carvalho, Chiquinho e André Horta e, no ataque, estão Daniel Podence e Gelson Martins. Além destes, nota ainda para Jovane Cabral, também com nacionalid­ade lusa, e Fran Navarro, conhecido do nosso campeonato. Mesmo que hoje já soe a tradição, a verdade é que a ligação portuguesa ao clube do Pireu só começou há pouco mais de uma década. Leonardo Jardim foi o pioneiro, ao aceitar a proposta para comandar o clube em 2012/13. Sairia, porém, em janeiro, apesar de levar 10 pontos de vantagem para PAOK (2.º). Ao madeirense, seguiu-se Vítor Pereira que chegou ao clube em janeiro de 2015, levando-o às conquistas da liga e da taça. Marco Silva também foi campeão em 2015/2016 e Paulo Bento, apesar de demitido, esteve no título de 2016/2017. Menos feliz, Carlos Carvalhal teve uma passagem fugaz, entre dezembro de 2023 e fevereiro deste ano.

Pedro Martins é o mais bem-sucedido entre os portuguese­s e nome de proa no clube. Entre 2018 e 2022 foi três vezes campeão e ainda venceu uma taça. Foram 221 jogos, que fazem dele o treinador com mais partidas disputadas na história do emblema helénico.

Quanto aos jogadores, Paulo Machado e Pelé chegaram em 2012/13 com Leonardo Jardim. Depois deles, outros 20 portuguese­s vestiram a camisola do clube. O guardião José Sá destaca-se com 124 jogos entre 2018 e 2021, ano em que partiu para os Wolves. É seguido de perto por Podence (113), que é melhor marcador (29 golos), Rúben Semedo (94), Diogo Figueiras e Paulo Machado (ambos 67).

 ?? ?? Pedro Martins foi três vezes campeão
Pedro Martins foi três vezes campeão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal