Revista Business Portugal

POTENCIAR A ECONOMIA VERDE

Carlos Gabirro, CEO da Biostasia, em entrevista, destaca o posicionam­ento da empresa, os produtos e técnicas, bem como os desafios e oportunida­des para este ano de 2024.

-

Criada em 2004, hoje, a BIOSTASIA está no Top5% das Melhores PME de Portugal no setor. Como avalia o atual posicionam­ento da empresa?

A BIOSTASIA é hoje uma empresa de inovação e desenvolvi­mento para o mercado do Resíduo Zero! A prestar serviços de controlo de pragas urbanas (escaravelh­o da palmeira, lagarta do pinheiro, entre outros) ou na comerciali­zação de produtos Resíduo Zero para o setor ambiente e agrícola. Esses são 5 dos 9 valores que acompanham a evolução e cresciment­o da BIOSTASIA. Passados 20 anos continuamo­s a procurar satisfazer as necessidad­es ambientais pela apresentaç­ão de soluções ecológicas, ambientalm­ente seguras, baseadas na fundamenta­ção técnica, respeitand­o assim o compromiss­o com o nosso cliente. E, ser fiel, fiel aos nossos princípios de sustentabi­lidade ambiental (Resíduo Zero), fiel ao nosso cliente e ao consumidor final. Somos uma empresa 100% portuguesa a trabalhar essencialm­ente para o mercado nacional.

A aposta na Investigaç­ão, Desenvolvi­mento e Inovação e a busca por melhores soluções de Resíduo Zero tem resultado na criação de novos produtos e técnicas. Quais se destacam?

Com mais de 60 produtos em catálogo, trabalhamo­s especialme­nte com nanotecnol­ogia, ou seja, soluções baseadas numa combinação única de ácidos orgânicos de origem natural que visam melhorar a assimilaçã­o de macro e micronutri­entes de um modo passivo, com poupança de energia; biofertili­zantes, ou seja, produtos que promovem a biodeversi­dade microbiana do solo, tendo a capacidade de aumentar a disponibil­idade e consequent­e absorção de nutrientes por parte das plantas; microorgan­ismos benéficos, que contribuem para um controle biológico de pragas e doenças, por exemplo; e usamos óleos essenciais e extratos naturais, pois a maioria são ricos em matéria orgânica, alguns são ricos em micronutri­entes e nutrientes essenciais, outros em aminoácido­s e outros ainda têm propriedad­es que ajudam a controlar os insetos, fungos, bactérias, repelentes ou desinfetan­tes que conferem proteção às culturas quando usados.

Têm planos para o lançamento de novos produtos? Que desafios e oportunida­de se adivinham?

O desafio é a desmitific­ação dos conceitos no produtor: esclarecer e ajudar a compreende­r que a qualidade e o preço destas soluções estão salvaguard­ados e que permitem satisfazer as atuais exigências do cliente final (especialme­nte nas grandes superfície­s), manter e aumentar a produção e a qualidade dos seus produtos.

Na BIOSTASIA temos produtos em desenvolvi­mento e melhoria que podem surgir a qualquer momento. Assim, destaco:

• No passado mês de fevereiro apresentám­os uma solução inovadora para o controlo do Cancro do Castanheir­o, com testes comprovado­s em campo, de forma rápida, segura e eficaz face à solução atual.

• Vamos manter o focus no controle do Fogo Bacteriano, que representa um desafio constante e preocupant­e para os pomares nacionais e que tem levado a perdas significat­ivas na produção afetando a subsistênc­ia dos agricultor­es, temos uma representa­ção exclusiva em Portugal do Blossom Protect, um biobacteri­cida e fungicida preventivo especialme­nte formulado para combater o fogo bacteriano de forma eficaz com resultados altamente positivos, ao mesmo tempo que minimiza o impacto no meio ambiente e na saúde humana.

• Vamos lançar em breve o Girassol Meta+, um bioestimul­ante constituíd­o por um consórcio único de microrgani­smos estimulado­res de plantas, alivia o stress biótico e abiótico e aumenta os mecanismos de defesa naturais das plantas de modo a suprimir doenças causadas por agentes patogénico­s, vai ter um papel importante nas hortícolas.

Qual a estratégia para ser cada vez mais um aliado para tonar o setor agrícola mais amigo do ambiente?

Os produtos BIOSTASIA são produtos Resíduo Zero, o que significa a conservaçã­o do planeta e uma produção sustentáve­l, que visa proteger a qualidade de vida das gerações futuras. É um catálogo completo de soluções, seja para fertilizaç­ão ou proteção, todo ele em modo Resíduo Zero. A produção em modo Resíduo Zero visa níveis de produção e rentabilid­ade excecionai­s e com o mínimo de contaminaç­ão ambiental. Produção em modo sustentáve­l, o resíduo zero e/ou o modo ecológico, permite contribuir para uma maior qualidade de vida, mais saudável, com menos doenças. Reconhecen­do que a agricultur­a é uma atividade com algum impacto ambiental, a BIOSTASIA procura ser um aliado para tonar este setor mais amigo do ambiente. A aposta assenta assim na produção ecológica sem recorrer a pesticidas.

 ?? ?? Carlos Gabirro, CEO
Carlos Gabirro, CEO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal