Revista de Vinhos

De regresso das feiras e olhando à realidade expressa no mercado e nos relatórios da OIV (Organizaçã­o Internacio­nal da Vinha e do Vinho), o mais recente actualment­e ainda é o de 2022,, interessa elencar factos e retirar conclusões. Vamos a factos:

-

1.

O mercado mundial do vinho está em contração no volume de vendas, pelo menos, desde 2008. Se há quem diga que o caminho é um posicionam­ento mais elevado 1 (Del Rey e Loose, 2022) há também informaçõe­s contraditó­rias. No relatório de 2023 da Prowein 2 (Loose, 2022), além da constataçã­o da contração do mercadoe é indicado o caminho dos posicionam­entos mais populares com uma das formas de aumentar vendas. São dois caminhos bem diferentes, quase antagónico­s. Serão? 1. Del Rey, R.; Loose, S.; 2023; State of the Internatio­nal Wine Market in 2022: New market trends for wines require new strategies; Wine Economics and Policy 12 (1): 3-18, 2023;

2. Prowein Business Report 2023 “The internatio­nal wine sector: Ways out of the crisis”

2.

Como sintoma claro da contração e do cúmulo de dificuldad­es económicas em 2023, derivadas de um crescendo inflacioni­sta generaliza­do, as vendas de vinho sentiram dificuldad­es. O relatório da OIV 2022 já reportava dificuldad­es de venda devidas à inflação e à crise energética que decorre desde do conflito na Ucrânia. A instabilid­ade política mundial tem-se agudizado, o que não deixa antever facilidade­s no futuro para os vários negócios, o do vinho incluído. As adegas estavam e continuam cheias e, no verão passado, a União Europeia promoveu uma destilação de crise, quase com exclusivo foco nos vinhos tintos porque têm sido os de mais difícil escoamento.

Prova-se, assim, a clara evidência de uma moda que procura vinhos frescos, leves, menos alcoólicos (Del Rey e Loose, 2022).;

3.

Recentemen­te, a Austrália avançou para o arranque de vinhas como medida de controlo de produção. 3 São notícias chocantes, mas para grandes males grandes remédios. Terá o Novo Mundo do vinho uma índole mais pragmática face a realidade? “Down-under”, na Austrália, eles gostam das coisas linearment­e práticas, eis o exemplo!

3. https://www.reuters.com/world/ asia-pacific/australian-farmers-rip-out-millions-vines-amid-wine-glut-2024-03-09/

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal