CO­MO USAR O MAME

Revista PCGuia Play - - RED DEAD REDEMPTION II -

O MAME é um pro­gra­ma que funciona atra­vés de li­nha de co­man­dos, por is­so é um pou­co mais com­pli­ca­do de usar que um pro­gra­ma co­mum pa­ra Win­dows.

1. Des­car­re­gue o MAME a par­tir do si­te emu­la­tor-zo­ne. com ou do si­te ofi­ci­al, em ma­me­dev.org.

2. Ex­traia os fi­chei­ros e quan­do lhe for pe­di­do o no­me de uma pas­ta, crie uma, co­mo por exem­plo, C:Mame. Mas po­de usar a dri­ve e o no­me que qui­ser.

3. Ar­ran­je umas ROM de jo­gos. Co­mo já dis­se­mos, mui­tas es­tão pro­te­gi­das por di­rei­tos de au­tor, por is­so te­nha cui­da­do. O si­te ofi­ci­al do MaME tem uma pá­gi­na de down­lo­ad de ROM le­gais: ma­me­dev.org/roms.

4. As ROM vêm com­pri­mi­das em fi­chei­ros ZIP. Não as des­com­pri­ma, por­que o MAME faz is­so au­to­ma­ti­ca­men­te ca­da vez que jo­ga. Co­lo­que-as na pas­ta C:\mame\roms.

5. Abra a li­nha de co­man­dos do Win­dows: cli­que no bo­tão ‘Ini­ci­ar’ e es­cre­va CMD.

6. Es­cre­va cd c:\ pa­ra ir pa­ra a di­rec­to­ria da dri­ve ‘C’. Se usou ou­tra dri­ve subs­ti­tua o ‘c:’ pe­la le­tra da dri­ve que uti­li­zou no pas­so 2.

7. Es­cre­va cd mame pa­ra ir pa­ra a pas­ta que foi cri­a­da no pas­so 2.

8. Pa­ra exe­cu­tar um jo­go es­cra­va mame se­gui­do de um es­pa­ço e do no­me do jo­go que qui­ser que o emu­la­dor exe­cu­te. Por exem­plo se qui­ser jo­gar Ga­la­ga es­cre­va: mame ga­la­ga.

Se qui­ser jo­gar um jo­go com joys­tick es­cre­va mame ga­la­ga -joys­tick.

9. Os co­man­dos são sim­ples. Pa­ra si­mu­lar a in­ser­ção de uma mo­e­da na máquina, pri­ma a te­cla ‘5’. Pa­ra um jo­ga­dor pri­ma a te­cla ‘1’; pa­ra dois, use a te­cla ‘2’. Se qui­ser pôr o jo­go em pau­sa pri­ma a te­cla ‘P’. Pa­ra ace­der às op­ções do Mame pri­ma a te­cla ‘Tab’.

Exis­tem al­gu­mas in­ter­fa­ces que sim­pli­fi­cam bas­tan­te o pro­ces­so de ges­tão das ROM e o fun­ci­o­na­men­to do MAME: vai en­con­trar al­gu­mas em ko­e­nigs.dk.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.