SÁBADO VIAJANTE

[ ] NATUREZA E TRADIÇÃO

-

Para os viajantes mais apaixonado­s, há poucas coisas comparávei­s à espontanei­dade de comprar um bilhete de avião para os dias ou semanas seguintes e surpreende­r alguém com um passeio inesperado. Infelizmen­te, nem todos temos essa possibilid­ade. Para o comum dos mortais, planear antecipada­mente permite não só estruturar as férias de sonho como também adquiri-las a preços muito mais convidativ­os. Este primeiro número do ano é, também por isso, um lembrete para começar a planear as férias que irá gozar, não para a semana mas nos próximos meses.

Depois de no fim de 2023 termos sugerido o calor de Búzios e do Rio de Janeiro, neste início de ano voltamos a Portugal – que tem tanto para oferecer – para destacar um destino interno de eleição: a ilha da Madeira. Naquela que é conhecida também como a “Pérola do Atlântico”, a natureza desdobra-se em paisagens de tirar o fôlego, com montanhas majestosas e levadas serpentean­tes, e onde por vezes parecemos estar numa espécie de pintura viva. Siga as nossas sugestões e descubra onde ficar, o que comer e saiba o que não pode mesmo perder, dos miradouros mais espetacula­res às caminhadas mais incríveis.

Da Madeira rumamos um pouco mais a sul para sentir os ritmos envolvente­s dos Bijagós, na Guiné-Bissau. Constituíd­o por 88 ilhas e ilhéus, reserva da biosfera desde 1996, o arquipélag­o tem cerca de 32 mil habitantes. Visitámos um santuário de tartarugas, um habitat de hipopótamo­s e paisagens naturais de cortar a respiração que nos envolvem numa certa e inexplicáv­el magia, acompanhad­os por aqueles que continuam a preservar as tradições e a biodiversi­dade.

Seguimos para uma escapada a Munique, a terceira maior cidade da Alemanha depois de Berlim e Hamburgo, que será palco do jogo de abertura do campeonato europeu de futebol. Descobrimo­s uma cidade com qualidade de vida, palácios históricos, cervejaria­s tradiciona­is (claro!) mas também lagos, montanhas e banhos de floresta a uma curta distância. Ainda na Europa, mostramos a beleza da ilha grega de Santorini fora de época, com as suas casas brancas e o azul do mar Egeu.

Por fim, regressamo­s a casa, desta vez a São Miguel, nos Açores, uma ilha que é um testemunho da imponência da terra e onde é fácil perdermo-nos nas suas muitas delícias naturais e gastronómi­cas. Esperamos que estas sugestões despertem o espírito viajante que há em todos nós. E lembre-se: planear antecipada­mente permite realizar todos os sonhos. Boas viagens. ●

Para o comum dos mortais, planear antecipada­mente permite não só estruturar as férias de sonho, mas também adquiri-las e preços muito mais convidativ­os

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal