SÁBADO

SBSR: um guia para não ficar em casa

O grande e óbvio destaque do Super Bock Super Rock vai para os Red Hot Chili Peppers, mas há muito mais para ver e ouvir no Parque das Nações. Preparámos-lhe um roteiro – com horários e palcos – para não perder o melhor do festival lisboeta

- TEXTO GONÇALO CORREIA

DIA 13, QUINTA-FEIRA

Mal chegue, vá directo ao palco EDP (sob a pala do Pavilhão de Portugal) para conhecer (às 17h30) o novo projecto de Salvador Sobral e Júlio Resende, Alexander Search, que junta música à poesia inglesa de Fernando Pessoa (não apenas a do heterónimo que lhe dá nome). Para o pianista, é “uma banda rock” que junta “companheir­os de viagens sonoras antigas”, como poderá ler na entrevista ao GPS, publicada no site www.sabado.pt. Permaneça no palco secundário, para não perder o rock psicadélic­o dos brasileiro­s Boogarins (às 18h40) e depois experiment­e “picar” vários concertos: entre nos moshes com os The Orwells (também no EDP, às 20h), dance ao som de Bilal e da New Power Generation, a ex-banda de Prince, que o vai evocar (às 20h40, no Super Bock, o principal, na MEO Arena) e maravilhe-se com o folk-rock de Kevin Morby, que apresenta o novo disco, City Music, às 21h20, no palco EDP. Será então altura de assistir à consagraçã­o dos Capitão Fausto (às 22h20, no Super Bock, um ano depois de terem passado pelo palco mais pequeno) e de vibrar com os Red Hot Chili Peppers (24h), a banda mais aguardada do cartaz, que já não toca em Portugal há 11 anos. No palco Carlsberg (a sala Tejo da MEO Arena), os Tuxedo de Mayer Hawthorne (1h30) e a dupla Xinobi e Moullinex (às 2h30) fecham a festa.

DIA 14, SEXTA-FEIRA

Num dia mais dedicado ao hip-hop, a ausência de Tyler the Creator, que cancelou a presença, deixou feridas – mas Pusha T, MC americano que o substitui, promete curá-las logo às 17h, no palco EDP, em estreia nacional. Segue-se, até ao pôr-do-sol, dose dupla de (bom) hip-hop português: primeiro com a imaginação interventi­va do portuense Keso (às 18h50), no palco LG, ex-Antena 3, e depois com a poesia do Sado do fenómeno Slow J, que volta a actuar no festival, agora para apresentar o seu primeiro álbum, The Art of Slowing Down (às 19h40, no palco EDP). Depois do jantar, o hip-hop continua no palco secundário, com a vertente poética e jazzy da americana Akua Naru (às 21h15) eo flirt Portugal-Brasil dos Língua Franca (Capicua, Valete, Emicida e Rael) às 22h45. Entre um concerto e o outro, NBC leva soul ao palco LG (às 22h) e, no Super Bock, os britânicos London Grammar apresentam a pop mais sóbria do seu segundo álbum, Truth is a Beautiful Thing, às 22h20. A fechar, à meia-noite, o rapper Future convoca correntes de ouro, trap e bling-bling para festa desbragada. Beatbomber­s, Rocky Marsiano & Meu Kamba Sound e Celeste/Mariposa preenchem a madrugada.

DIA 15, SÁBADO

Numa tarde que se prevê muito quente, aconselham-se óculos de sol e ouvido atento à pop vanguardis­ta (infundida de jazz, rock e ritmos africanos e orientais) de Bruno Pernadas, que abre o palco EDP às 17h20. Termine a tarde com a música popular brasileira reinventad­a por SILVA, que actua a seguir, às 18h40, no mesmo palco. Com o sol a pôr-se, o melhor é não perder o muito recomendáv­el rock de garagem dos portuguese­s Stone Dead (às 19h30, no palco LG), prosseguin­do daí para a pop saltitante dos Foster the People, que abrem o palco da MEO Arena às 20h20. Outra alternativ­a seria perder o concerto da banda de Pumped Up Kicks e aproveitar para jantar cedo e entrar em estágio para a folk de James Vincent McMorrow, que apresenta o novo True Care, às 21h20, no palco EDP. O rock volta a surgir na MEO Arena às 22h, pela mão dos Deftones, e tudo culmina depois na electrónic­a do DJ e multi-instrument­ista inglês Fatboy Slim, músico proeminent­e no final da década de 1990. Entre os dois concertos, pode espreitar ainda o rock electrónic­o e espacial dos portuguese­s Sensible Soccers (às 22h30, no palco LG) e a homenagem do brasileiro Seu Jorge a David Bowie, às 22h50, no palco EDP. A fechar, e porque domingo quase ninguém trabalha, é de esperar enchente no palco Carlsberg, para dançar com Magazino (1h), Marquis Hawkes (2h10) e Monki (3h20).

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal