SÁBADO

O Inverno chegou a Westeros

Quase um ano depois do último episódio da sexta temporada, A Guerra dos Tronos está prestes a estrear a sua sétima ronda com novos enigmas e algum sangue derramado

- TEXTO INÊS MENDES OLIVEIRA

Esta tem sido a estação mais longa de sempre, mas finalmente – para alívio de todos os fãs – o Inverno chegou. A sétima temporada de A Guerra dos Tronos estreia segunda-feira, 17, no Syfy, e vem com sete episódios.

Nunca antes se ansiou tanto pelo frio e pela neve – o clímax de uma série que crucifixa personagen­s e que, mesmo assim, é a que tem das maiores legiões de seguidores. Parece contraditó­rio? O enredo é tão complexo e intrigante que a ânsia dos episódios seguintes compensa o luto das personagen­s idas. Além disso, é uma série que se faz esperar e nisto o misto de curiosidad­e e suspense é já uma bola de neve que vai aumentando nos meses de gravações. O frio que se avizinha nesta temporada é capaz de congelar a alma e transforma­r o corpo num esqueleto sem livre arbítrio ou força de vontade. Este é o frio que os Sete Reinos terão de enfrentar juntos.

O último episódio da sexta temporada deu resposta a uma série de narrativas e abriu outras tantas – em relação a Jon Snow foi confirmado que é filho do amor entre Lyanna, a irmã de Ned Stark, e Rhaeger Targaeryn, o que faz dele familiar de Daenerys. Será que é nesta temporada que os dois se reúnem finalmente? O mesmo episódio foi também revelador do início da longa viagem de barco da mãe dos dragões para Westeros com o objectivo de tomar o trono de ferro e, assim, a supremacia dos Sete Reinos. Em King’s Landing, Cersei Lannister ganhou (provisoria­mente, espera-se) o trono graças à explosão premeditad­a e sádica dos seus inimigos. Em contrapart­ida também lhe levou o último filho ainda vivo que, ao tomar conhecimen­to da vingança da mãe, se suicida – um momento de dissabores que vai enegrecer, sem dúvida, a personalid­ade de Cersei.

Na nova temporada todas as intrigas e mortes que unem ou afastam as famílias soberanas de Westeros terão de ser momentanea­mente esquecidas porque terão de enfrentar um inimigo comum que se aproxima da muralha a passos largos pronto para fazer de Westeros um continente de gelo – os

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal