SÁBADO

Dentro do restaurant­e japonês que só serve nove pessoas por noite

Fomos conhecer o balcão mais exclusivo de Lisboa, agora que ele passou das mãos do experiente Tomo para as do reputado Paulo Morais

-

Há em Algés um restaurant­e japonês chamado Tomo e outro chamado Kanazawa, mas o homem que os abriu e lhes deu (bom) nome, o chef Tomoaki Kanazawa, que chegou a Portugal em 1993, já não está por cá – voltou para o Japão para fazer cozinha francesa num hotel rural com 12 quartos. Se em 2015 muitos foodies, gourmands e bons garfos foram apanhados de surpresa pela notícia de que Tomoaki Kanazawa ia deixar o Tomo – um afamado restaurant­e de comida japonesa de Lisboa – aos seus empregados para abrir um estabeleci­mento com apenas nove lugares onde se dedicaria aos menus kaiseki ,o Kanazawa, passado ano e meio, eis que surgiu nova bomba: Tomoaki ia voltar ao Japão e passar o restaurant­e ao chef Paulo Morais.

(A passagem de testemunho aconteceu no fim do Verão. Esta visita ao balcão mais exclusivo de Lisboa e arredores teve lugar nos primeiros dias de Janeiro. Era preciso deixar passar tempo para que as ideias de Paulo Morais assentasse­m.) No Kanazawa, reservar lugar não é um pré-requisito. Havendo espaço ao balcão qualquer um pode entrar e sentarse. Para que isto aconteça com regularida­de há apenas dois entraves: a discretíss­ima fachada do Kanazawa numa artéria de Algés pouco movimentad­a, o que o torna pouco serendipit­oso, e o facto de só haver espaço para nove comensais de cada vez. Na verdade, são oito os lugares anunciados, mas como pudemos constatar, com jeitinho e sem perder conforto, cabem lá nove.

Provámos o menu Tasting que, com nove pratos e harmonizaç­ão de vinhos, é o mais completo e

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal