SÁBADO

Topo Belém: petiscos e cocktails à beira-rio

-

Ponte 25 de Abril ou Avenida Marginal: é a escolha que falta na ementa do Topo Belém, o mais novo do clã, que alia a boa comida à boa vista. Depois do Martim Moniz, Chiado e Parque das Nações, Lisboa, o Topo instalou-se no Centro Cultural de Belém, com direito a uma varanda sobre o Tejo. Mantém a estética do espaço anterior, desta vez a cargo de Ana Costa, responsáve­l pelo Atelier Daciano Costa – o autor original do desenho de interiores e das peças de mobiliário do CCB.

“O arroz de javali é um bestseller, bem como o polvo, os croquetes de carne de cozido – levam muitas horas a fazer e são fatiados na diagonal – o naco do lombo, excepciona­l, com 180 gramas, ou o porco preto são alguns dos pratos que destacamos, sobretudo pela qualidade da matéria-prima”, explica Guilherme Clara, responsáve­l pelo restaurant­e. Têm ainda um à Brás de bacalhau – com o “à brás” na base, encimado por uma lasca de bacalhau – que pede ao cliente que termine o prato ao misturar tudo com os talheres. “É um novo Topo que, apesar de manter a cocktelari­a, apresenta uma carta de refeição e de vinhos igualmente pensada.”

O menu foi criado pelo chef-executivo Ricardo Benedito, que planeia as ementas de todos os restaurant­es da marca Topo, mas a cozinha do espaço de Belém está entregue a Luís Martins. Em Janeiro entraram novos pratos na carta, com vista, sobretudo, à partilha. Mantendo a tradição, há ainda novos cocktails para a nova morada, sob o tema dos cinco continente­s. “Temos alguns com wasabi, goma de chá verde, funcho e criou-se uma carta cuidada já a preparar o Verão que aí vem”, diz Guilherme. Há ainda 70 referência­s de vinho com as quais o Topo procura surpreende­r pela positiva – “há pequenas produções e referência­s menos vendidas de produtoras vinícolas conhecidas”. A carta está pensada para que haja uma harmonizaç­ão, mas a escolha final cabe sempre ao cliente. Diariament­e é servido um menu executivo com entrada, bebida (vinho a copo, cerveja, água ou refrigeran­te), uma opção de carne ou de peixe e sobremesa por €12,50. Uma oferta generosa para juntar à vista que, felizmente, continua a ser gratuita e, durante grande parte do ano, soalheira.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal