SÁBADO

O FINAL D’AS 50 SOMBRAS

- RITA BERTRAND

Depois de As Cinquenta Sombras de Grey ,o aguardado primeiro filme criado a partir da saga erótica de E. L. James, estreado em 2015, a espera pelo segundo, As Cinquenta Sombras Mais Negras, que só saiu em 2017, parecia não acabar – os seus produtores estavam apreensivo­s, sem confiança, por não terem tido um sucesso tão expressivo como esperavam com a adaptação inicial de um bestseller traduzido em 40 línguas e que tinha vendido, em menos de um ano (2012, em que foi originalme­nte editado) mais de 50 milhões de exemplares em todo o mundo. Esta quinta-feira, 8 de Fevereiro – tal como no ano passado, a acertar na semana do Dia dos Namorados –, estreia o derradeiro capítulo da trilogia, As Cinquenta Sombras Livre. Saiba o que acontece.

1 Depois do capítulo mais negro, chega o luminoso desfecho, a dar razão à famosa frase de Nietzsche: “O que não nos mata, torna-nos mais fortes.” Temendo perdê-la, o impetuoso Christian Grey (de novo na pele de Jamie Dornan) leva Anastasia (outra vez Dakota Johnson) – de deslumbran­te vestido de noiva, assinado por Monique Lhuillier, a mesma estilista da capa e da mascarilha dourada que usou no baile de máscaras do filme anterior – ao altar. Segue-se uma lua-de-mel apaixonada, no cenário-cliché parisiense.

2 Como convém que aconteça alguma coisa além de trocas de beijos, afagos, suspiros, olhos vendados e palmadinha­s de amor, é no hospital, onde vai acompanhar o padrasto, que Anastasia descobre que está grávida. Fica muito feliz, mas a notícia deixa o seu amado (e sádico, rico, mimado) furioso: por um lado, acusa Ana de ter engravidad­o “de propósito”, por outro, antecipa o ciúme, receando que, com o nascimento do bebé, ela deixe de lhe dar toda a atenção que ele deseja e acredita que merece. Um machão clássico. 3 Christian vai para fora uns dias, em trabalho, e Anastasia aproveita para sair e pôr a conversa em dia com a melhor amiga, Kate (Eloise Mumford). Quando volta a casa, repara que lhe arrombaram a porta e dá de caras com o antigo patrão, Jack Hyde (Eric Johnson), que já no filme anterior se revelou perigoso, ao tentar raptá-la. Em vão. Mais tarde ele conseguirá realmente sequestrar Mia Grey (a irmã adoptiva de Christian, interpreta­da pela também cantora Rita Ora) e pedir 5 mil dólares de resgate. Anastasia faz-lhe frente e acaba no hospital, com um tiro numa perna. 4 Entra de novo em cena Kim Basinger, em tempos ícone do cinema erótico – graças às Nove Semanas e Meia que, em 1986, partilhou com Mickey Rourke –, que já em As Cinquentas Sombras Mais Negras deu vida a Elena Lincoln (ou Ms. Robinson, quando usa o chicote e veste os cabedais de dominadora). A toda a hora tenta arranjar maneira de estar com Christian (de quem é sócia e foi amante, iniciando-o no sadomasoqu­ismo, além de ser amiga da mãe dele) e a ligação vai complicar-lhe a vida (e a Christian) quando um dos seus antigos “escravos”, despeitado por ela ter acabado a relação, resolve pagar a fiança para tirar Jack da prisão, envolvendo ambos no processo. 5 Christian descobre que, antes de ser adoptado, viveu sob o mesmo tecto de Jack e esse detalhe do passado vai justificar todas as peripécias da saga, que nas cenas finais mostram Anastasia e Christian no futuro, juntos e felizes, a celebrar o segundo aniversári­o do filho, Teddy, e com mais uma filha a caminho, a quem planeiam chamar Phoebe. Quem diria que tão avassalado­ra (e violenta) paixão resultaria numa união aparenteme­nte tão canónica?

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal